Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Presidente em exercício da FecomércioSP critica PEC que quer diminuir jornada de trabalho em visita a Araçatuba
    • Acadêmicos realizam ação solidária e destinam 160 kg de alimentos a instituições de Araçatuba
    • Araçatuba sedia formações do Programa Alfabetiza Juntos SP para 88 municípios
    • Paço Municipal de Araçatuba recebe iluminação especial em alusão ao Abril Verde
    • Festa profana é alvo de requerimento na Câmara
    • Educação de Andradina investe mais R$ 2,8 milhões em material e uniformes para milhares de alunos
    • Saúde e Comus promovem visitas técnicas em UBSs e intensificam escuta de profissionais e pacientes
    • Operação Dupla Identidade prende mulher acusada de utilizar nome falso para saque de R$ 200 mil
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA: Jeremias Alves Pereira: Jornalismo, Cidadania e Desenvolvimento
    Araçatuba

    MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA: Jeremias Alves Pereira: Jornalismo, Cidadania e Desenvolvimento

    By dfernandesmr4 de fevereiro de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Alceu Batista de Almeida Júnior

    Jeremias Alves Pereira nasceu em São José do Rio Preto, em 6 de julho de 1919. Em Araçatuba, cidade que adotou como sua, construiu trajetória marcante como farmacêutico, advogado e, sobretudo, jornalista combativo e defensor do desenvolvimento urbano e social. Iniciou a vida profissional ainda adolescente, como aprendiz na farmácia do tio, Júlio Alves Pereira, atendendo também em cidades da região, como Braúna e Clementina. Formou-se em Farmácia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e fundou, em Araçatuba, a Pharmácia Paulista, primeira farmácia de manipulação da região, unindo rigor técnico, dedicação ao público e apreço pela pesquisa. Paralelamente, cultivava a leitura e a escrita, vocação que o conduziu ao jornalismo.

    Foi redator-chefe do jornal A Comarca e correspondente da Folha da Manhã, depois Folha de S. Paulo. Em 1953, fundou a Tribuna da Noroeste, pioneiro vespertino regional, instalada por décadas na Rua Duque de Caxias, onde funcionavam a redação, a gráfica e a Clicheria Noroeste. Pelo jornal, consolidou-se como uma das vozes mais críticas e influentes da vida pública araçatubense. Atuou intensamente na vida comunitária: presidiu o Rotary Club de Araçatuba (1977/1978), foi diretor da ACIA, recebeu o título de Cidadão Araçatubense e integrou a Loja Maçônica Tupy. Casou-se com a professora Leonor de Oliveira Alves e teve três filhos: Zilah Alves Pereira de Castro; Jeremias Alves Pereira Filho e Jairo Alves Pereira, ambos advogados formados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Jeremias Filho tornou-se Professor Emérito da instituição e colunista da Folha da Região, mantendo viva a tradição jornalística da família.

    Na política, participou apenas como candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Elísio Gomes de Carvalho. Entre suas maiores contribuições à cidade destaca-se a campanha pela retirada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil do centro urbano. Em sua coluna diária Ligeiras, marcada por ironia fina e crítica social, denunciou acidentes, o “cinturão de ferro” que dividia a cidade e o preconceito contra os moradores da região “para baixo da linha”. Às próprias expensas, encomendou projeto prevendo o desvio da ferrovia, a criação da atual Avenida dos Araçás e o aproveitamento cultural das antigas instalações ferroviárias, hoje denominadas Espaço Cultural Jornalista Jeremias Alves Pereira.

    Jeremias Alves Pereira faleceu em 16 de janeiro de 2000, aos 81 anos. Seu legado permanece como exemplo de ética, compromisso com a informação, civismo e visão de futuro, integrando de forma definitiva a história de Araçatuba.

    Alceu Batista de Almeida Júnior é advogado, historiador e autor do Livro: Memórias de Araçatuba.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleTrês cidades da região aparecem no TOP 100 de geração de vagas de trabalho formal do estado no ano passado
    Next Article MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA: A origem do nome Araçatuba – versões e interpretações históricas
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Presidente em exercício da FecomércioSP critica PEC que quer diminuir jornada de trabalho em visita a Araçatuba

    9 de abril de 2026
    Araçatuba

    Acadêmicos realizam ação solidária e destinam 160 kg de alimentos a instituições de Araçatuba

    8 de abril de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba sedia formações do Programa Alfabetiza Juntos SP para 88 municípios

    8 de abril de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.