Da Redação – Araçatuba
A secretária municipal de Saúde, Lucila Bistaffa de Paula, estará presente na próxima segunda-feira (8), na Câmara de Araçatuba, para prestar esclarecimentos sobre os serviços oferecidos na rede pública de saúde.
A convocação da secretária atende a um requerimento aprovado pelo Plenário na 17ª sessão ordinária do ano, realizada no dia 25 de maio. O documento aceito pelos vereadores destacava a demora para agendamento de consultas e retornos para avaliação de exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Por conta da convocação, o rito dos trabalhos legislativos da 19ª sessão ordinária do ano será diferenciado: a duração da fase do Grande Expediente será reduzida a uma hora e não haverá o Pequeno Expediente e a Ordem do Dia.
Os trabalhos começam às 19h e serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara (Canal 6 da NET Digital) e pelas redes sociais Facebook, Youtube e Instagram.
Convocação
De autoria do vereador Arlindo Araújo (Solidariedade), o documento de convocação menciona as constantes discussões ocorridas dentro e fora do Poder Legislativo com relação aos serviços prestados na rede municipal de saúde.
Conforme o requerimento convocatório, a secretária de saúde irá prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados na rede municipal de saúde, em especial sobre a demora para o agendamento de consultas e retornos para avaliação de exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Com a aprovação do requerimento por 11 votos favoráveis, a secretária de Saúde deve comparecer ao Legislativo até a sessão ordinária do dia 8 de junho.
Conforme o artigo 258 do Regimento Interno, a convocação deverá ser atendida até a terceira sessão ordinária subsequente, incluindo a sessão em que foi aprovada.
Audiência
A presença da Secretária de Saúde, Lucila Bistaffa, em audiência pública realizada no dia 28 de maio, já causou grande movimentação na Câmara, com a presença de vários munícipes e falta de espaço no Plenário para acolher a todos os presentes.
Na ocasião, Lucila Bistaffa, mostrou dados sobre a pasta no primeiro quadrimestre e respondeu questionamentos de vereadores e da população.
Em questionamento feito pelo vereador Luís Boatto (SD), Lucila confirmou que a Prefeitura está estudando a possibilidade de diminuir o funcionamento das UBSs Umuarama II e Morada dos Nobres, atualmente em 24h, para 15h, funcionando apenas as 7h às 22h, devido à baixa demanda na madrugada.
Para compensar, Lucila acredita que será mais eficiente abrir outras unidades até às 22h, já que este tem sido o horário de pico dos atendimentos nas unidades básicas de saúde.
Ela comentou que com poucos recursos, é necessário utilizá-los de forma com que seja mais eficiente e que atenda mais pessoas e mais locais.
A Secretária Lucila Bistaffa destacou também a necessidade de Araçatuba ter um Hospital de Pequeno Porte, para atendimentos de menor complexidade. Ela comentou que existe a possibilidade de este equipamento funcionar no Novo Pronto-Socorro, que está em fase final de reformas.
Com isso, ela acredita que melhoraria muito a questão das transferências de pacientes para a Santa Casa de Araçatuba, que sofrem atualmente com a burocracia da dependência do CROSS, a Central Reguladora do Estado.
Ela comentou que o Novo Pronto-Socorro poderá ter essa estrutura e que está batalhando por isso, além de citar que o novo equipamento tem previsão de ser entregue na próxima semana pelo Unisalesiano para a Prefeitura.



