Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Irmãos de menino de 2 anos que morreu vão ficar com a avó materna
    • Homem cai em golpe de investimento em criptomoedas e tem prejuízo de quase R$ 44 mil
    • Corpo de homem é encontrado em Birigui após cinco dias desaparecido
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Slow Horses
    • DORAMEIROS – Onde As Estrelas Pousam
    • Araçatuba informa alterações no funcionamento dos serviços no Dia do Servidor Público e em Finados
    • Prefeitura de Guararapes publica edital para projetos culturais
    • Sebrae-SP promove oficina gratuita de liderança para o setor de turismo em Araçatuba 
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Mundo»Brasil»Preço de alimentos frescos cai 7,91% no mês de maio, diz Ceagesp
    Brasil

    Preço de alimentos frescos cai 7,91% no mês de maio, diz Ceagesp

    By marcio123rocha6 de junho de 2017Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O preço dos alimentos frescos – frutas, legumes, verduras, pescado e diversos – caiu 7,91% no mês de maio, de acordo com o Índice de Preços da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). No acumulado do ano, o indicador teve queda de 8,47% e, nos últimos 12 meses, a retração foi de 15,35%.

    Segundo a companhia, a retração no mês pode ser atribuída ao aumento da oferta pelas condições climáticas favoráveis e demanda retraída.

    “O lado positivo é o controle da inflação em níveis satisfatórios no curto e médio prazos. No longo prazo, porém, a diminuição contínua da rentabilidade do produtor poderá inibir futuros investimentos e comprometer safras futuras”, diz a Ceagesp. Caso as condições atuais permaneçam, não há perspectiva de elevação dos preços na maioria dos setores. “Somente a incidência de intempéries acentuadas poderá inverter o atual cenário.”

    O indicador mostrou que o volume comercializado no entreposto voltou a crescer, ao passar de 256.376 em maio do ano passado para 289.641 em maio de 2017, o que representa um aumento de 12,98%. No acumulado de janeiro a maio, houve crescimento de 2,9%, com o volume passando de 1.339.442 toneladas negociadas em 2016 para 1.378.280 toneladas no mesmo período de 2017.

    De acordo com os dados, o setor de frutas recuou 8,33% em maio. As principais quedas foram do mamão formosa (-25,8%) e do papaya (-23,6%), da uva rubi (-23,5%), do maracujá doce (-21,7%) e da atemoia (-18,6%). As principais altas foram do maracujá azedo (14,8%), do figo (11,6%) e da ameixa estrangeira (7,5%).

    Os legumes tiveram queda de 11,11%. As principais baixas foram da ervilha torta (-46,6%), do tomate (-23,3%), do pimentão verde (-20,3%), da abobrinha italiana (-18,9%) e da beterraba (-17,2%). As principais altas foram do pepino japonês (13,3%) e do caipira (10,9%) e do jiló (7,7%).

    No setor de verduras, os preços caíram 9,06%. As principais baixas foram da acelga (-20%), escarola (-18,3%), do agrião (-18,2%), nabo (-18,1%) e repolho (-16,1%). As principais altas foram da couve-flor (7,95), do salsão (6,3%) e do coentro (3,1%).

    O setor de diversos subiu 3,85%. Os principais aumentos foram da batata lisa (28,6%) e da comum (19,1%), do alho (9,9%) e do amendoim (3,8%). As principais quedas foram dos ovos vermelhos (-7,2%) e ovos brancos (-5,1%).

    O setor de pescados registrou queda de 6,67%. As principais baixas foram do cascote (-35,9%), das anchovas (-29,4%), da corvina (-27,5%), betara (-24,1%), namorado (-12,8%) e pescada (-11,9%). Não houve altas significativas no setor.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleGabi Nunes e Rosana são convocadas para Seleção
    Next Article Workshop com Camille Bertault no Espaço Cultural Fábrica da Arte
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Brasil

    Em sua 4ª edição, Advisor Talks debate o futuro e o crescimento da assessoria independente e o papel do Advisor no financiamento do mercado de capitais

    28 de outubro de 2026
    Brasil

    Mudanças nos locais de votações ocorrem apenas em dois locais no estado de São Paulo, nenhum deles na região

    20 de outubro de 2026
    Brasil

    Estado de São Paulo registra menor número de focos de calor para setembro em 28 anos

    15 de outubro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.