PREOCUPAÇÃO - Dom Luiz Knupp decidiu suspender as atividades religiosas por tempo indeterminado REPRODUÇÃ/DIOCESE

Bispo suspende missas e demais eventos com a presença de fiéis

Compartilhe esta notícia!

ANTONIO CRISPIM – TRÊS LAGOAS

O bispo diocesano de Três Lagoas, dom Luiz Gonçalves Knupp baixou determinação nessa sexta-feira (19) suspendendo as atividades religiosas com a presença de fiéis. A medida atende recomendação das autoridades de saúde e evita aglomeração. Cada paróquia deverá celebrar missas diariamente e, dentro do possível, transmitir em plataformas digitais para acesso dos fiéis. A medida, que passa a vigorar a partir de hoje, é por tempo indeterminado.

“Diante deste período tão difícil para todos nós, onde a pandemia a cada dia bate novos recordes, não podemos ficar indiferentes aos cuidados que também a Igreja é chamada a ter: “cuidai do rebanho de Deus que está sob o vosso cuidado” (1Pd 5, 2). As determinações que seguem, mais uma vez, são difíceis e penosas para todos nós como Igreja, mas em razão do cuidado integral com as pessoas, diante do grave momento em que passamos com um assustador e crescente número de infectados, hospitalizados e mortos; cheios de esperança no Senhor de que esse tempo de provação passará, seguiremos as recomendações das autoridades de saúde. Ainda que venha à

mente que a nossa fé nos tornaria imunes às doenças, isso não é conforme a verdadeira fé cristã, pois seria um tentar a Deus. Portanto, queremos seguir o caminho adequado, sabedores da nossa condição humana limitada, utilizando os meios médicos e sanitários que são, também, inspiração e dom do Deus da vida”, diz nota assinada pelo bispo e divulgado pela Diocese.

De acordo com o documento, a medida foi tomada após ouvir os presbíteros da diocese, e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e a ciência que recomenda, o distanciamento social. O bispo suspendeu todas as atividades com a presença de fiéis, como da catequese e de toda a programação a ela relacionada; da realização de eventos formativos, assistenciais e demais atividades programadas pelas diversas pastorais, comissões e movimentos eclesiais (grupos de oração, reuniões, grupos de famílias, cursos, palestras, retiros etc); de promoções culturais e sociais (festas, chás, almoços, jantares, confraternizações, quermesses).

“Ficam suspensas todas as celebrações eucarísticas ordinárias com a presença de fiéis. Entretanto, em todas as paróquias, celebrem os presbíteros, diariamente, a Santa Missa, de forma privada, em favor do Povo de Deus. Na

medida do possível seja essa celebração transmitida pelas redes sociais e/ou plataformas digitais, tendo em vista a manutenção da fé e do vínculo afetivo da sua comunidade paroquial. Julgando conveniente, pode ser oferecida a Santa Eucaristia de frente a igreja, aos fiéis que puderem e devotamente acompanharem a transmissão da missa”, decidiu o bipo Dom Luiz Knupp.

Quando às celebrações da Semana Santa e Páscoa o bispo informou que serão, em tempo oportuno, emitidas orientações específicas. Estamos em tempo de Quaresma, de reflexão e de deserto. A situação de pandemia em que vivemos também nos chama à conversão para os valores eternos. É tempo de revigorar a esperança, gerar a solidariedade e estimular ainda mais a oração. Deste modo, rezemos por todas as autoridades para que sirvam com respeito à população, profissionais da saúde, vítimas e seus familiares e todos os que nutrem o funcionamento da sociedade para superarmos essa gravíssima crise que atinge a todos indistintamente. Que o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de nossa Diocese tenha piedade do povo de Deus e nos conserve no seu imenso amor. Amém”, concluiu dom Luiz Knupp.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Prefeito discute projetos com o subsecretário da Juventude do Estado

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS O Prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, recebeu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *