Home Cidades Araçatuba PONTO DE VISTA

PONTO DE VISTA

6 tempo de leitura
0
0
0

Saúde, Segurança e Nomofobia!

Fazer uma caminhada diária, comer alimentos saudáveis, realizar exames preventivos, não se expor ao sol, ingerir líquido com regularidade, dormir bem, são cuidados com o corpo físico que estão inseridos em nossa cultura, por isso são lembrados facilmente no cotidiano.
Cuidar da ‘saúde’ física, sem dúvida nenhuma é indispensável para uma boa qualidade de vida e prevenção de doenças, só não é recomendável quando o foco esteja muito voltado à ditadura da beleza que também conhecemos seus efeitos maléficos.
Outra ginástica essencial consiste em cuidar da saúde mental, especialmente porque, sua falta causa tristeza, ansiedade, desesperança, estresse, depressão, medos, e quando estamos acometidos por esse desequilíbrio sentimos também irritabilidade, agressividade, alteração de humor, que por vezes prejudicam os relacionamentos interpessoais e sociais, na família, no trabalho, na escola, chegando a um estado patológico.
Por isso ter boas atitudes, desde o despertar da manhã, fará com que a saúde seja mantida em equilíbrio e para tanto vale a sugestão para escolher o que será curtido, visualizado e olhado nas redes sociais por meio do Facebook, Instagram, Whatsapp, App de notícias, negócios e outros. Para ser uma pessoa bem informada ou seguida virtualmente o ideal é que não sejamos expostos a riscos ou perigos emocional e mental.
Isso pode estar ocorrendo com recorrências com as pessoas que logo pela manhã e no transcorrer do dia buscam, por vezes de maneira compulsiva, informações nas redes sociais sobre os acontecimentos no mundo, na cidade, nos grupos sociais, e costumeiramente apenas para saber o quanto suas postagens foram visualizadas, curtidas ou comentadas.
Várias são as reflexões possíveis para compreender esse comportamento, como exemplo temos, as carências que saciamos nas redes sociais, a fuga para os relacionamentos virtuais, as gratificações por meio dos likes, joinhas, curtidas, tweetadas, comentários, e etc. Inegável que isso pode ser tão bom a ponto de tornar-se uma patológica dependência psicológica e social.
É aí que a saúde mental entra em desequilíbrio, em função da dependência, e isso tem um nome que poucos conhecem, mas que no meio acadêmico e científico é tratada de Transtorno de Nomofobia, que em outras palavras significa, sentir angústia ou medo por ficar impossibilitado de acessar ou comunicar-se pelos meios virtuais, ou seja, ficar sem acesso ao smartphone. O termo foi cunhado nos diminutivos ingleses No-Mobile, que significam ‘sem tele móvel’.
No contexto da saúde e segurança pública, muitas são as consequências decorrentes da nomofobia que vai da desatenção na travessia de uma via, da exposição do smartphone ao criminoso, da condução de veículos, até à atenção e cuidados com a própria segurança.
Se isto estiver ocorrendo com você fique atento e cuide mais de sua saúde e segurança.

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…