Home Cidades Araçatuba Araçatuba bate recorde diário de acidentes com escorpiões

Araçatuba bate recorde diário de acidentes com escorpiões

3 tempo de leitura
0
0
125

ANTÔNIO CRISPIM

A Vigilância Epidemiológica Municipal de Araçatuba divulgou nesta sexta-feira o número de acidentes com escorpião no município. Até o dia 4 de dezembro foram 1.305 acidentes, o que representa média diária de 3,838. A média é muito superior às registradas em anos anteriores. Nessa semana uma criança de menos de 2 anos foi internada em estado grave na Santa Casa de Araçatuba devido à picada de escorpião. A família é de Três Lagoas, mas estava em visita a familiares no Bairro Antônio Pagan.

Desde 2016, Araçatuba vem sofrendo com os acidentes com escorpiões e e chegou a registrar mortes.  Levantamento feito pela reportagem de O LIBERAL REGIONAL, aponta que em 2016 foram 242 acidentes, média de 0,66 acidente diário. No ano seguinte houve aumento de 119,52% e a média diária passou para 1,375 acidente por dia. Em 2018 foram 1.270 acidentes, com aumento de 153% e média diária de 3,479 acidentes. Em 2019 foram 1.011 acidentes, média diária de 2,88 acidentes e agora, até o dia 4 de dezembro, foram1.305, média diária de 3,838 acidentes por dia.

Houve queda em 2019 em comparação com 2018. Porém, este ano o número vem se mantendo acima da média dos anos anteriores.  Outras cidades da região também registraram muitos acidentes com escorpiões. Isso deixa evidente que o aumento registrado não foi ocasional, mas sim uma tendência. Em Castilho foram registrados vários acidentes, inclusive com internação. Uma criança morreu. No ano passado, foram aproximadamente 23 mil acidentes em todo o estado, com sete óbitos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a distribuição de soro antiescorpiônico é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O Estado apenas redistribui para os municípios. As ações de combate e prevenção relacionadas a zoonoses competem aos municípios.

 

PERIGO – Média diária de acidentes é superior à de anos anteriores

 

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…