PERIGO - Média diária de acidentes é superior à de anos anteriores

Araçatuba bate recorde diário de acidentes com escorpiões

Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM

A Vigilância Epidemiológica Municipal de Araçatuba divulgou nesta sexta-feira o número de acidentes com escorpião no município. Até o dia 4 de dezembro foram 1.305 acidentes, o que representa média diária de 3,838. A média é muito superior às registradas em anos anteriores. Nessa semana uma criança de menos de 2 anos foi internada em estado grave na Santa Casa de Araçatuba devido à picada de escorpião. A família é de Três Lagoas, mas estava em visita a familiares no Bairro Antônio Pagan.

Desde 2016, Araçatuba vem sofrendo com os acidentes com escorpiões e e chegou a registrar mortes.  Levantamento feito pela reportagem de O LIBERAL REGIONAL, aponta que em 2016 foram 242 acidentes, média de 0,66 acidente diário. No ano seguinte houve aumento de 119,52% e a média diária passou para 1,375 acidente por dia. Em 2018 foram 1.270 acidentes, com aumento de 153% e média diária de 3,479 acidentes. Em 2019 foram 1.011 acidentes, média diária de 2,88 acidentes e agora, até o dia 4 de dezembro, foram1.305, média diária de 3,838 acidentes por dia.

Houve queda em 2019 em comparação com 2018. Porém, este ano o número vem se mantendo acima da média dos anos anteriores.  Outras cidades da região também registraram muitos acidentes com escorpiões. Isso deixa evidente que o aumento registrado não foi ocasional, mas sim uma tendência. Em Castilho foram registrados vários acidentes, inclusive com internação. Uma criança morreu. No ano passado, foram aproximadamente 23 mil acidentes em todo o estado, com sete óbitos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a distribuição de soro antiescorpiônico é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O Estado apenas redistribui para os municípios. As ações de combate e prevenção relacionadas a zoonoses competem aos municípios.

 

PERIGO – Média diária de acidentes é superior à de anos anteriores

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mais 21 médicos iniciam Residência Médica na Santa Casa de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A Comissão de Residência Médica (Coreme) e a direção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *