NORMAL - Horário do comércio segue normal, porém, com restrições de presença de clientes

Fase de transição é prorrogada até dia 15 e comércio segue aberto

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A região de Araçatuba e todo o estado de São Paulo seguirão na atual fase de transição do Plano São Paulo até o próximo dia 15 de julho. Até lá seguirão em vigor as mesmas regras para o funcionamento das atividades econômicas em todos os municípios paulistas.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pelo governador João Dória, em entrevista coletiva em São Paulo (SP). O período de vigência da fase de transição terminaria no próximo dia 30 de junho, porém foi prorrogado devido aos índices preocupantes da pandemia de covid-19.

Na atual fase do Plano São Paulo, o comércio considerado não essencial como lojas, shoppings, restaurantes, salões de beleza, academias, dentre outros, podem funcionar das 6h às 21h e com 40% da capacidade de público. O horário é motivo de reclamações por parte, principalmente, dos donos de estabelecimentos de consumo interno noturno, como restaurantes, por exemplo, que seguirão com seu horário de funcionamento menor.

As mesmas normas de funcionamento também valem para espaços culturais como cinemas, teatros e museus, além de outras atividades, como clubes. Seguem funcionando atividades religiosas, como cultos e missas, e atividades esportivas, como campeonatos de futebol, porém, sem a presença de público. Todos os locais devem respeitar protocolos de segurança, como a utilização de máscaras por consumidores e colaboradores, disponibilização de álcool em gel e distanciamento.

O estado também esticou o toque de recolher até o dia 15 de junho, mantendo o mesmo horário das 21h às 5h. Em Araçatuba tem valido as regras do estado, porém algumas cidades da região aumentaram este período, como nos casos de Alto Alegre, Murutinga do Sul, Valparaíso, dentre outros municípios.

“Devido aos índices ainda elevados de casos, internações e óbitos da pandemia em São Paulo, o governo do estado vai seguir mais uma vez a recomendação do Centro de Contingência da covid-19 e prorrogará a fase de transição do Plano São Paulo até o dia 15 de julho”, pontuou o governador João Doria em entrevista.

Indicadores de saúde

No Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, de acordo com os números divulgados pelo governo estadual, até às 15h de ontem, a média de ocupação nas UTIs covid nos 40 municípios da região estava em 69,8% e 51,3% em leitos de enfermaria.

A região mantém media de 23,8 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes. Foram 32 novas internações no dia de ontem.

Já o estado todo está com media de ocupação de UTIs em 78,3% e enfermarias em 61,5%.

A media de leitos de UTI é de 30,6 para cada 100 mil habitantes. Foram 2.382 novas internações nesta quarta-feira.

Comércio

Em Araçatuba, as lojas do comércio seguirão funcionando de segunda à sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 16h. Já os shoppings funcionam das 10h às 21h de segunda à sábado, e das 13h às 19h aos domingos. Os dois centros de compras, inclusive, são pontos de vacinação contra a covid-19.

Já os salões de beleza e academias devem atender uma quantidade limitadas de clientes e usuários por vez.

Os restaurantes seguem liberados para o atendimento presencial no horário do almoço, e o período do jantar fica restrito até 21h, em respeito ao decreto estadual e ao toque de recolher.

Histórico

A fase de transição do Plano São Paulo teve início no dia 18 de abril, inicialmente com a volta do funcionamento das lojas e dos shoppings. Restaurantes, salões de beleza e academias voltaram apenas uma semana depois. Todas as atividades estavam fechadas desde o dia 6 de março.

Inicialmente o período de trabalho era de 6h às 20h, com ampliação para 21h a partir do dia 8 de maio. Desde então, o governo estadual vem ensaiando um novo aumento do horário de funcionamento para 22h, mas ainda não o fez.

Nos dias 26 de maio, 9 de junho e 23 de junho, o plano de ampliação de horário foi adiado e o período de transição prorrogado, por enquanto, até o dia 15 de julho.

REGRAS – Normas da fase de transição seguirão as mesmas até o dia 15 de julho
GOVERNO DE SÃO PAULO

 

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Devido ao frio, secretaria vai vacinar pessoas com 29 anos ou mais no Ginásio “Cacilda Acre Rocha”

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Três Lagoas recebeu do Ministério da Saúde, por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *