Um auxiliar de serviços gerais de 57 anos foi detido na segunda-feira (17) depois de ser flagrado pela Polícia Militar Ambiental com dois cães em situação de maus-tratos e duas aves em cativeiro. O caso aconteceu no bairro Altimari, em Penápolis. O suspeito foi autuado em sete mil reais.
Conforme informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, os policiais foram acionados em apoio à Associação Protetora de Animais de Penápolis (Apap), onde segundo a denúncia estaria ocorrendo situação de maus-tratos a dois cães da raça Pastor Alemão, bem como a existência de pássaros silvestres em cativeiro.
Pelo local, após autorização do proprietário, a equipe realizou vistoria no quintal juntamente com a médica veterinária, a qual constatou situação de maus-tratos aos cães, além da existência de duas aves da espécie Periquitão Maracanã mantidas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante disso, o proprietário dos animais recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido até a delegacia para prestar esclarecimentos. O delegado plantonista decidiu liberá-lo após o término da ocorrência e abriu inquérito para dar andamento aos trabalhos investigativos.
Os cachorros foram apreendidos e permaneceram depositados juntos à Apap. Já as aves foram apreendidas administrativamente devido aos indícios de domesticação e foram destinadas à Estância Natureza de Lins.