Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • DORAMEIROS – Dicas de doramas dublados em português
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Perdendo o Juízo
    • Médico é barrado na recepção da Santa Casa após abertura de sindicância interna para investigação; Polícia Militar é acionada
    • Prefeitura de Araçatuba e Comus realizam nesta quinta-feira a Plenária Municipal de Saúde
    • Prefeitura de Guararapes e Sebrae abrem inscrições para curso gratuito sobre pilotagem de drones
    • Feira Especial da Copa terá telão para transmissão de Brasil x Escócia no Parque do Povo
    • Novo comando do 28º BPM/I de Andradina visita a Prefeitura
    • Centro POP atende 15 pessoas em situação de rua na primeira semana da Operação Noites Frias
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Mundo»Brasil»TRE-SE inicia convocação de mesários para as eleições por e-mail
    Brasil

    TRE-SE inicia convocação de mesários para as eleições por e-mail

    By dfernandesmr23 de junho de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação

    A Justiça Eleitoral iniciou a convocação de mesárias e mesários que atuarão nas Eleições 2026 no estado de São Paulo. A notificação será enviada por e-mail e, após receber a mensagem, a pessoa deve confirmar sua participação na área do colaborador da Justiça Eleitoralno site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Também é possível confirmar a convocação acessando o sistema com as credenciais da plataforma Gov.br. 

    Além da área do colaborador, mencionada anteriormente, a consulta à convocação também está disponível no Autoatendimento Eleitoral, na aba Mesária/Mesário. No mesmo espaço, é possível acessar o Portal da Mesária e do Mesário, atualizar dados cadastrais, verificar o local de trabalho, acompanhar o cronograma de treinamentos e emitir a carta de convocação, além de obter a declaração de dispensa profissional após a realização do pleito.

    Alerta para falsas mensagens

    O TRE-SP alerta para falsas comunicações relacionadas à convocação de mesárias e mesários. A Justiça Eleitoral reforça que a convocação deve ser verificada exclusivamente por meio dos canais oficiais. Qualquer mensagem fora desses meios deve ser considerada suspeita.

    Convocadas e convocados também podem buscar atendimento diretamente nos cartórios eleitorais ou por meio da Central de Atendimento ao Eleitor (número 148). 

    Linha de frente do pleito

    A atuação dos integrantes da mesa receptora de votos é fundamental para garantir a transparência e a legitimidade do processo democrático. Nas Eleições Municipais de 2024, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado de São Paulo contou com o apoio de mais de 412 mil colaboradores no 1º turno, dos quais 67% (134.964) atuaram de forma voluntária. No segundo turno, a mobilização envolveu 179,5 mil cidadãos, com uma presença ainda maior de voluntários, que representaram 77% (137.652) do total.

    Em 2026, o 1º turno será realizado em 4 de outubro. Eleitoras e eleitores vão às urnas para escolher deputados federais e deputados estaduais; senadores (duas vagas); governador e vice-governador e presidente e vice-presidente da República (nessa ordem).

    Conforme estabelece o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), as nomeações oficiais de mesárias e mesários são feitas pelos juízes eleitorais até 60 dias antes do pleito. 

    Caso haja impedimento por motivo de saúde, viagem ou outras justificativas legais, o prazo para contestação é de cinco dias após o recebimento da convocação. O pedido de dispensa deve ser encaminhado ao juiz da zona eleitoral correspondente, acompanhado da devida documentação comprobatória, para análise e decisão da autoridade judiciária.

    A função eleitoral concede dois dias de folga para cada dia trabalhado e para cada ciclo de treinamento concluído. Os mesários também recebem auxílio-alimentação (R$ 65 por dia em 2026, conforme Portaria TSE nº 86/2025) e a Portaria TRE-SP nº 151/2026. Além disso, o serviço conta como critério de desempate em concursos públicos (conforme edital) e pode ser validado como atividade complementar em algumas instituições de ensino superior.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleUnisalesiano apresenta projetos de inovação tecnológica durante a Semana da Carreira Nestlé
    Next Article Parceria entre Prefeitura e Unesp levará educação ambiental e saúde às escolas municipais de Araçatuba
    dfernandesmr

    Related Posts

    Brasil

    Anvisa revoga parte da suspensão de produtos da marca Ypê

    22 de junho de 2026
    Brasil

    Estado de São Paulo lidera impacto positivo no setor de Serviços em abril

    17 de junho de 2026
    Brasil

    PIB de SP avança 3,2% em março puxado pela indústria

    15 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.