MANEJO - Animais foram retirados da Lagoa Maior e levados para parque municipal

Meio Ambiente faz manejo de 42 capivaras para o Parque do Pombo

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) realizou mais um manejo de capivaras da Lagoa Maior na tarde de sexta-feira (03). São 42 capivaras adultas levadas e soltas no Parque Natural Municipal do Pombo.

A medida visa diminuir o número de capivaras na Lagoa e levá-las para um local onde terão maior liberdade e diversidade de alimentação. O secretário da pasta, Celso Yamaguti, considera que este manejo é favorável, principalmente, pela vegetação do Parque do Pombo que servirá como alimento para os animais, que estão sofrendo com a escassez de vegetação devido à estiagem.

Agora existem em torno de 120 capivaras na Lagoa Maior, entre adultos e filhotes. A assessoria da Prefeitura informou que o município dispõe de autorização do IBAMA específica para esta ação.

“Em todos os anos no período de seca, nós fazemos a alimentação complementar delas, tentando evitar com que, em busca de comida, elas se desloquem para os bairros, correndo risco de serem atropeladas. O Parque do Pombo possui vasta vegetação e é cercado por córregos. Este trabalho é exclusivo para proteger e garantir o bem-estar dos animais”, explicou o secretário.

 

MANEJO ADEQUADO

Em 2017 vários jacarés foram retirados da Lagoa Maior e levados para a Reserva Particular do Patrimônio Natural [RPPN] em Cisalpina, em Brasilândia. O local tem 6.261,75 hectares de área protegida, além de contar com extensa várzea inundada periodicamente, formada por um complexo de sistema de lagoas, córregos e canais interligados entre si.

Em 2019, 32 capivaras foram retiradas da lagoa e levadas para o Parque Municipal do Pombo, que é uma reserva com 8 mil hectares de área preservada, cercada pelo Rio Pombo e Córrego Tapera e, atualmente, é o habitat de centenas de espécies de animais e vegetais.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *