Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Agentes comerciais da GS Inima Samar participam de treinamento para prevenção de acidentes com cães
    • Alça de saída da SP-300 é interditado em Birigui
    • Prefeitura de Araçatuba vai enviar à Câmara projeto de lei que pretende pagar denunciantes de descarte irregular de lixo
    • Avenida terá faixas de pedestre revitalizadas nesta sexta-feira
    • Corregedoria investiga possível caso de assédio sexual envolvendo servidor municipal e adolescente
    • Corpo carbonizado é encontrado no bairro São José; Polícia Civil investiga o caso
    • Homem é morto após reagir a abordagem policial no Atlântico
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – War
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Três Lagoas»Leitores terão acesso gratuito à “Biblioteca Comunitária do Celso” na Diretoria de Cultura
    Três Lagoas

    Leitores terão acesso gratuito à “Biblioteca Comunitária do Celso” na Diretoria de Cultura

    By jornalistacrispim7 de abril de 2021Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    ESTIMULAR - Celso Jacinto dos Santos idealizou o projeto para estimular a leitura DIVULGAÇÃO
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

    A Diretoria de Cultura de Três Lagoas conta com um espaço especialmente dedicado às dezenas de livros da “Biblioteca Comunitária do Celso”. O projeto faz parte do investimento do Edital da Lei de Emergência Cultural, Aldir Blanc de Três Lagoas.

    Segundo Celso Jacinto dos Santos, o projeto nasceu por meio do seu gosto por leitura e por querer incentivar seus clientes a lerem também.

    “No início eu dava um marca páginas de brinde contendo o nome da minha empresa, Sapataria Real, com a seguinte frase: te dou um marca páginas porque não posso te dar um livro. Um dia uma senhora, recebendo o marca páginas, me disse: ‘eu tenho os livros, você quer começar compartilhando eles?’. Prontamente disse sim e ela trouxe uns 20 exemplares iniciando o meu trabalho”, disse.

     

    COMO COMEÇOU

    Celso observou vários modelos de biblioteca comunitária se inspirando na Biblioteca de Celso em Éfeso século II AC e se especializou em Biblioteconomia, por meio de um curso técnico.

    Após dez anos, Celso já conta com mais de mil exemplares e diversos pontos onde os leitores interessados podem escolher até dois exemplares devolvendo o mesmo ou trocando por outros títulos. “Não temos burocracia estimulando a valorização da confiança no outro”, disse.

    A expectativa, segundo Celso, é buscar que a cada um livro lido uma mente seja iluminada para o melhor. “O mito que brasileiro não gosta de ler se desfaz neste projeto, porque o livro não é um bem de primeira necessidade, isto é fato; ele tem um valor. Quando é possível ter acesso ao mesmo livro de forma gratuita várias classes sociais vêm ao encontro do mesmo nos presenteando com histórias incríveis”, revelou.

     

     

    PONTOS DE ACESSO

    Atualmente, há na cidade cinco locais que abrigam o projeto com cerca de 80 a 100 livros com trocas e abastecimentos periódicos sendo eles: a Sapataria Real; o Restaurante Will Broos; a Casa da Cultura; a Diretoria de Cultura e o Sempre Xique Caça, Pesca e Confecções. Em breve mais três locais receberão a Biblioteca Comunitária do Celso: o Shopping Três Lagoas no Espaço Teia Criativa e o Espaço de Dança André Ramalho.

    Para o diretor de Cultura, Hericksen Plesley, a chave para a libertação é a leitura, sendo a única arma capaz de criar antídotos para quaisquer tipos de realidades e diferenças sendo possível transformar o indivíduo.

    “O projeto do Celso é um grande orgulho para a nossa Cidade. Graças ao seu sonho foi possível criar um projeto com distribuição gratuita de saber e conhecimento, na qual tem o poder de incentivar a leitura, formar o leitor, promover o hábito a leitura, incentivar o acesso à difusão cultural e também o acesso em diversas obras literárias brasileiras, despertando ainda a leitura infantil.

     

    DOAÇÃO

    Entre os doadores participantes do projeto está a Professora Ozeni Ramos, membro da Academia Brasileira de Contadores de História e Mateus Alves da Caza do Mateus.

    Interessados em participar do projeto doando livros podem procurar o Celso na Sapataria Real localizada à Rua Augusto Correa da Costa, 900 – Vila Nova. Outras informações no telefone: (67) 9 9211-9741.

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleMorre a esposa do ex-vereador Ademir Chiarapa
    Next Article Estados do Brasil Central articulam compra conjunta de vacinas contra covid-19
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Cidades

    Petrobras aprova retomada das obras na fábrica de fertilizantes em Três Lagoas (MS)

    15 de abril de 2026
    Cidades

    CEO do Grupo Agitta, de Três Lagoas, é convidado para ser observador internacional nas eleições do Chile

    3 de outubro de 2025
    Cidades

    Exportação de Três Lagoas eleva balança comercial do Mato Grosso do Sul

    8 de janeiro de 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.