12.2 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 23, 2022

São Paulo lança a 4ª Rota Gastronômica com 30 endereços

DA REDAÇÃO – SÃO PAULO

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou a 4ª Rota Gastronômica, com os sabores e saberes culinários e produtos que se destacaram nas regiões turísticas: Circuito das Frutas, Águas e Flores Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes.  

Durante a apresentação, transmitida pelo canal do Youtube da Secretaria, Carole Crema, chef de cozinha referência em confeitaria e madrinha da Rota, deu uma aula preparando uma Panacota e um Coulis de Frutas – morango e caqui – produzidos na região.  

Carole lembrou que o programa Rotas Gastronômicas é uma ferramenta importante para revelar e valorizar os produtos regionais. “Minha maior inspiração é ter acesso a um repertório rico, é saber o que está acontecendo em todas as regiões. Precisamos mostrar nossos produtos aos quatro cantos do mundo. Esse programa é ideal para revelarmos as novidades”.  

Para o documentário sobre esta rota foram selecionados 10 produtores e cinco estabelecimentos, de Porto Feliz, Campinas, Louveira, Lindóia, São Roque, Amparo, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Atibaia, Jaguariúna, Tietê, Vinhedo e Santana de Parnaíba. Eles contam suas histórias e processo de produção. Cachaças, queijos, suco de uva, sorvete artesanal de alcachofra, cerveja artesanal, linguiça, pamonha e goiabada são alguns dos produtos selecionados.  

O programa Rotas Gastronômicas busca mostrar e promover os principais produtores e restaurantes de diversas regiões turísticas do estado. Até o final de 2022 serão sete rotas.  

Conheça os 30 empreendimentos que a equipe técnica da Setur-SP selecionou a partir de critérios como representatividade local, autenticidade, qualidade do produto e facilidade do acesso do turista à produção rural. 

 

Roda de Carroça – Atibaia

Tre Sorelle Pasta Fatta – Jundiaí

Casa San Fior – Louveira

Cose Dell’Abadia – Louveira

Restaurante Origem 75 – Vinhedo

Casinha do Figo com Chocolate – Valinhos

Restaurante Dom Pinheiro – Valinhos

Pé do Morro Queijos – Cabreúva

Fazendo Concórdia – Itu

Alambique Porto Brasil – Porto Feliz

Empório e Restaurante Quintal das Alcachofras – São Roque

Bar e Restaurante do Belini – Porto Feliz

Restaurante e Pizzaria Scallet – Salto

Restaurante Um Bom Lugar – Santana de Parnaíba

Restaurante Maggiorana – Tietê

Kalango Cervejaria Artesanal – Americana

Cabanha Campestre – Campinas

Sítio São José – Campinas

Sítio São Sebastião – Elias Fausto

Rancho da Linguiça – Santa Bárbara D’Oeste

Bar do Marcelino – Campinas

Fazenda Atalaia  – Amparo

Empório Cavalo de Tróia – Lindóia

Adega Cantinho da Ni – Monte Alegre do Sul

Adega Peterlini – Monte Alegre do Sul

Rancho Pompeia – Socorro

Chopperia Paraty  – Amparo

Botequim da Estação  – JaguarIuna

Rancho do Leitão  – Lindoia

Armazém da Terra –  Socorro

 

Circuito das Frutas

Formado pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, destaca-se como grande realizador do turismo rural, graças à estrutura regional e alta produção de frutas historicamente presentes na região.

E a gastronomia local cada vez mais consolida-se como grande geradora de renda aos seus produtores e proprietários de estabelecimentos. Sem falar das exuberantes paisagens da região.

 

Circuito das Águas e Flores Paulista

Formado pelos municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, o Circuito reúne vales cobertos de muito verde, com moderna rede hoteleira e produtos gastronômicos de alta qualidade e sabor.

 

Bem Viver

Campinas, Elias Fausto, Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré compõem a região que une características de interior com comodidade de grandes metrópoles.

Com diversos parques naturais, turismo rural, história, cultura e gastronomia, essa região turística se desenvolve a cada dia.

 

Roteiro dos Bandeirantes

É um famoso roteiro turístico que passa pelas cidades de Santana de Parnaíba, Araçariguama, Itu, Salto, São Roque, Porto Feliz, Cabreúva e Tietê.

Uma excelente dica para o turista conhecer em detalhes a história do Brasil, os grandes centros históricos preservados, reservas ambientais e a grande diversidade gastronômica da região.

 

BELEZA – Águas de Lindóia tem boa estrutura para receber os turistas
ATRATIVOS – Vinhedo está na Rota das Frutas e tem muitos atrativos.
MORAR – Na Rota Viver Bem, Santa Bárbara D’Oeste é cidade típica do interior, mas em uma região desenvolvida

Ultimas Noticias