SECO - Pier da praia de Pereira Barreto está a mais de 100 metros da água

Reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira são os únicos com volume útil de 0%

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O volume de chuva que caiu na região em dezembro do ano passado e nos primeiros dias deste ano contrasta com a situação dos reservatórios de Ilha Solteira (Rio Paraná) e Três Irmãos (Rio Tietê), importantes para a navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná. Enquanto a maioria dos reservatórios dos rios Grande e Paranaíba está com volume útil acima de 50%, nos dois reservatórios da região ainda é de 0%.
Por meio de nota, na sexta-feira (7), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aumentou suas previsões para chuvas e nível de armazenagem no subsistema Sudeste e Centro-Oeste. Neste sub-sistema estão os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país.
De acordo com o relatório, as hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste receberão chuvas equivalentes a 105% da média histórica em janeiro, ante 96% estimados da semana anterior. Com isso, a expectativa é de que os reservatórios da região terminem o mês com 40% da capacidade. A previsão anterior era de 37% .
No Rio Grande, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, são 15 reservatórios. Destes, 11 estão acima de 50% de volume útil, dois acima de 30% e dois acima de 10%. Já no Rio Paraíba, na divisa entre Minas Gerais e Goiás, são 19 reservatórios, sendo que 13 estão acima de 50% e seis abaixo desse volume. No Rio Tietê são 11 reservatórios, sendo que seis estão com volume útil acima de 50%, quatro acima de 30% e só Três Irmãos com 0%. O Rio Paraná tem cinco reservatórios. Destes, quatro estão com volume acima de 50% e só Ilha Solteira está com 0%. O nível médio dos dois reservatórios é de 326 metros acima do nível do mar. Ambos estão abaixo de 320 metros. Há pontos em que o rio recuou quase 200 metros, deixando pier foram da área. Quem tem propriedade em condomínios ribeirinhos lamentam o que está ocorrendo.

 

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *