ESPERA - Pacientes aguardaram aproximadamente duas horas para atendimento em UBS que aplica vacina

Moradores voltam a reclamar de longa espera para atendimento de síndromes gripais em UBS

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Mesmo com a mudança no atendimento da saúde em Araçatuba, alguns moradores tiveram que esperar por um tempo elevado na última sexta-feira (7) ao chegaram às unidades básicas de saúde com síndromes gripais.
Algumas pessoas chegaram a procurar a UBS Umuarama II, que agora é um dos pontos de vacinação contra a covid-19, que foi onde ocorreu a maior demora. Algumas pessoas chegaram a esperar por mais de 2 horas segundo relatos recebidos pela reportagem e outras levaram cadeiras já imaginando a lotação do local.
O Hospital Municipal, que passou a fazer a testagem contra a covid-19 a partir de sexta, só realiza os testes após encaminhamento médico. Por isso, o morador de Araçatuba que depende do SUS ainda precisa comparecer à UBS para conseguir o encaminhamento para o teste no local, por isso, houve acúmulo na procura na sexta-feira.
De acordo com os próprios funcionários da saúde de Araçatuba, a demora no atendimento ocorreu porque o poder público ainda não fez as contratações necessárias para dar conta do aumento na demanda pelo atendimento que ocorreu nas últimas semanas.
A diretora da Atenção Básica, Cristiane Camargo, garantiu que, após a experiência desta sexta-feira, haverá novos profissionais contratados de forma emergencial na semana que vem para dar conta dos atendimentos.
Orientação
Pacientes que estiverem com sintomas gripais em Araçatuba precisam procurar as unidades básicas de saúde ou o pronto-socorro para encaminhamento médico e realização dos testes de covid-19 e Influenza. O Hospital Municipal está sendo local de testes para o público que já possui o encaminhamento em mãos.
Já a vacinação contra a covid está ocorrendo na UBS Umuarama II e na antiga UBS do Morada dos Nobres. A imunização é feita apenas de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, sendo necessário o documento com foto e CPF, além da carteira de vacinação para quem for tomar a segunda ou a terceira dose.

Vacinados
Araçatuba tem até aqui 163.415 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 93,48% do público alvo, e 154.368 pessoas que já tomaram também a segunda dose e outras 4.810 que tomaram a então dose única, ou 91,06% do público.
Os números foram atualizados na última sexta-feira (7) pela vigilância epidemiológica.
Com relação a dose de reforço, a procura, que aumentou em 35% nesta semana, ainda é baixa. Foram aplicadas 47.926 doses de reforço, o que corresponde a 27,42% do público alvo, que é de 174.816 pessoas e inclui toda a população acima de 12 anos de idade.
Na dose de reforço, boa parte das vacinas aplicadas são da fabricante Pfizer/BioNTech, com 41.546 imunizantes aplicados. Outras 4.146 pessoas tomaram a terceira dose com a CoronaVac, e 1.152 com a Oxford/AstraZeneca.

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *