RECEITA - Destinação dos recursos é definida pelos respectivos fundos municipais DIVULGAÇÃO

Prefeitura incentiva destinação do IR aos fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

O prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda deste ano foi adiado para o dia 31 de maio. Por isso, a Prefeitura de Birigui estimula as pessoas físicas e empresas a realizarem a destinação de parte do imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa da cidade.

Pessoas físicas devem realizar as destinações durante a declaração do IR, com contribuições de até 3% do IR devido. Já pessoas jurídicas podem fazer suas destinações durante o exercício, por meio de depósitos ou transferências diretas para o fundo, por meio da dedução dos tributos de lucro real, com redução de até 1% do imposto do mês, do trimestre ou do ano.

A doação é muito importante, principalmente por esse valor ser destinado diretamente aos fundos, financiando políticas públicas de proteção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e dos idosos, além de apoiar o terceiro setor. As ações são monitoradas pelos respectivos conselhos municipais.

 

INSTITUIÇÕES

As contribuições ao Fundo da Criança e do Adolescente podem ser destinadas a uma instituição da escolha do declarante, desde que estejam devidamente cadastradas no conselho. Atualmente estão aptas o Pró-Criança, APAE, APAC, Bombeiro Mirim, Polícia Mirim, Casa do Caminho Ave Cristo, Projeto Doce Cuidado da ADJ e IPIS.

Já no Fundo da Pessoa Idosa, as doações destinadas ficam sob a responsabilidade do Conselho Municipal do Idoso, que então decide onde serão aplicados os recursos recebidos. O primeiro repasse será realizado neste ano, e as entidades cadastradas até agora são Abrigo Vó Tereza, Recanto do Vovô e o Centro Dia do Idoso.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Maffeis acompanha primeira semana de volta às aulas na rede municipal

Compartilhe esta notícia!Após um ano das aulas presenciais serem suspensas devido à pandemia da covid-19, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *