Home Mundo Brasil Montevidéu inaugura praça em homenagem às mulheres pioneiras

Montevidéu inaugura praça em homenagem às mulheres pioneiras

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Marieta Cazarré – Montevidéu

Iniciando as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a prefeitura de Montevidéu inaugurou ontem (7) a Praça Las Pioneras, uma homenagem àquelas que lutaram para que todas pudessem exercer seus direitos civis e políticos plenamente.
Uma das homenageadas é Juanita “Pochola” Silva, 83 anos, cabeleireira aposentada. Em 1962, ela foi a primeira diretora de uma “murga” no Uruguai.

As murgas são grupos tradicionais do carnaval, que se fantasiam com roupas coloridas e maquiagens extravagantes e cantam músicas de temáticas políticas e sociais, normalmente satíricas. Até o dia de hoje, as murgas são compostas majoritariamente por homens.
Em conversa com a Agência Brasil, Juanita “Pochola” Silva, radicada em Buenos Aires, contou que está muito feliz pelo fato de que, ainda hoje, se lembrem dela.
“O meu irmão, desde que tinha 12 anos, participava das murgas. E eu sempre amei as murgas. Um dia eu estava com umas amigas, vizinhas, primas, escutando a murga do meu irmão e eu disse: tchê, e se fizermos uma murga? Então minha mãe me disse: vá à costureira fazer a roupa! E assim começou, eu me inscrevi, fizemos as letras com o meu irmão e eu saí, contentíssima”, contou Pochola.
Nas murgas, diferentemente do carnaval tradicional brasileiro, os grupos se apresentam nos tablados, que são teatros ao ar livre, onde o público fica sentado, assistindo as apresentações musicais. Para participar de uma murga é necessário fazer a inscrição na prefeitura da cidade.

Praça Las Pioneras
Localizada na Avenida Agraciada, a nova praça surge a partir de um edital público feito em 2018 pela prefeitura da capital uruguaia. O projeto aprovado tinha como ideia promover, a partir da desconstrução de um edifício existente, um novo local de convivência, que reconhecesse e prestasse homenagens às mulheres pioneiras do país. O novo espaço se distingue das configurações tradicionais de uma praça, na tentativa de trazer novas maneiras de convívio social.


Compartilhe esta notícia!