RESTRITO - Lins (foto) e outras seis cidades farão segundo período de lockdown no mês

Região de Lins terá novo lockdown no final de semana

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Os municípios da região de Lins vão fazer novo lockdown neste final de semana. Desta vez, o período de maiores restrições vai começar às 20h desta sexta-feira, dia 26, e vai até 6h de segunda-feira, dia 29.

Na primeira vez que fizeram o lockdown, os municípios adotaram os dias 13, 14 e 15 (sábado, domingo e segunda-feira), três dias completos, sendo um deles um dia considerado útil.

O prefeito de Lins, João Pandolfi (PP), se reuniu com os demais prefeitos da região e decidiu por um novo período de medidas mais restritivas para este final de semana. Na semana, a intenção do grupo era fazer um lockdown de 10 dias, mas recuaram da ideia.

Além de Lins, vão aderir às medidas os municípios de Getulina, Promissão, Cafelândia, Sabino, Pongaí e Guaiçara. As medidas visam diminuir o índice de contágio, internação e mortes por covid-19 na região de Lins.

Defesa

Em entrevista à Rádio Amiga 96,7 FM, de Lins, o prefeito João Pandolfi (PP) já havia defendido a ideia de mais períodos de lockdown no município e na região, citando exemplos de outras cidades, que também estão tomando as mesmas medidas.

“A cidade tem que entender que nós já estamos em um plano emergencial, em que já está proibida a abertura de tudo quanto é comércio. Quando a gente faz uma proposta dessa parece que a gente está xingando a mãe de alguém, mas é uma proposta razoável. Tem tudo para dar certo, outras cidades estão fazendo, outros estados estão fazendo, e a gente tem tudo para frear o avanço da doença fazendo desta maneira”, defendeu o prefeito linense na oportunidade.

Pandolfi explicou que a ideia é que banco, casas lotéricas e supermercados também fiquem fechados, pois estes locais são os que mais geram aglomeração.

“É fechar três pontos onde há maior número de aglomerações: mercados, lotéricas e bancos. Desde o começo da pandemia, as pessoas estão falando que enquanto não fechar lotérica lotada, banco lotado e mercado lotado, não vai conseguir resolver o problema da aglomeração e frear esse contágio”, explicou na entrevista dada na última semana.

Medidas

A partir das 20h desta sexta-feira, os supermercados, mercearias, padarias e açougues, terão de permanecer fechados para o atendimento presencial ao público, podendo manter apenas a entrega em domicílio até às 20h.

Bebidas alcoólicas também só podem ser entregues até este horário. Dentro dos estabelecimentos, apenas 30% do quadro de funcionários destes locais poderá estar em serviço neste período.

Com o lockdown estão proibidos de funcionar nestes municípios estabelecimentos como lojas de agropecuária, pet shops, salões de beleza, casas lotéricas, correspondentes bancários, dentre outros.

Desta vez, os postos de combustíveis poderão funcionar normalmente, com exceção das lojas de conveniência. Também está permitido o funcionamento de farmácias e clínicas odontológicas, de saúde humana e animal.

As indústrias deverão ficar fechadas e, além disso, os ônibus do transporte coletivo municipal não poderão circular. Já os ônibus intermunicipais, bem como serviços de transporte individual como táxis, moto-táxis e por aplicativo poderão funcionar normalmente.

Os serviços de internet, telefonia, TV a cabo, água e esgoto só poderão funcionar para trabalhos de manutenção e mantendo os protocolos sanitários.

Os Pontos de Atendimento Covid-19 vão funcionar em esquema de revezamento, sendo que o PAC Morumbi abrirá apenas no sábado, das 8h às 14h. Já o PAC Bom Viver abre no domingo, no mesmo horário. Os hospitais públicos e privados seguem atendendo 24h normalmente.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dia nacional do rádio: veículo segue em franca ascensão no Brasil e no mundo

Compartilhe esta notícia!Diego Fernandes – ARAÇATUBA Depois do dia do radialista, lembrado no último dia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *