Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Prefeitura de Birigui abre processo seletivo para 10 vagas de coletor de lixo
    • Semana Municipal do Empreendedorismo é aprovada pela Câmara
    • Operação prende uma pessoa e interdita oito desmanches de veículos em Araçatuba e Birigui
    • Município institui Fórum Municipal de Educação para acompanhar políticas do setor
    • CDHU convoca famílias para retirada das senhas do sorteio de moradias em Sud Mennucci
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – The Offer
    • Andradina é destaque nas exportações entre as maiores cidades em comércio exterior
    • Universo Unisalesiano prepara programação especial para surpreender os mais de 3 mil estudantes
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Birigui»Justiça nega recurso da Câmara e mantém Leandro Maffeis como prefeito de Birigui
    Birigui

    Justiça nega recurso da Câmara e mantém Leandro Maffeis como prefeito de Birigui

    By dfernandesmr30 de julho de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Diego Fernandes – Birigui

    O Tribunal de Justiça de São Paulo negou agravo de instrumento proposto pela Câmara Municipal de Birigui em favor da cassação do mandato do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos). O agravo proposto pelo Legislativo foi relativo ao julgamento da Câmara em razão da Comissão Processante aberta por suposta compra irregular de óleos lubrificantes.

    A decisão é do relator do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Cícero Augusto Pereira, que negou provimento ao recurso de agravo de instrumento.

    O ácordão foi feito durante sessão a 3ª Câmara de Direito Público do TJ-SP, e teve também os votos dos desembargadores Kleber Leyser de Aquino e Camargo Pereira. A decisão é datada de segunda-feira, dia 29 de julho.

    Segundo a decisão, o relator aponta que houve violações ao contraditório e ampla defesa.

    “Verifica-se que a parte autora informa que os trabalhos da comissão processante estão eivados de vícios e com supostas violações ao contraditório e ampla defesa, principalmente no tocante ao impedimento de oitiva de duas testemunhas de defesa, e assim, evidencia- se a possibilidade de aplicação ao caso do princípio da inafastabilidade da jurisdição, previsto pelo inciso XXXV, do art. 5º, da Constituição Federal, o que por certo não provoca qualquer prejuízo à separação dos poderes, mesmo porque a decisão trata- se de análise prévia ao processo político-administrativo, e legalidade e não de mérito, mesmo porque em relação ao mérito, necessitará obediência aos princípios do contraditório e da ampla defesa, que somente será evidenciado após regular tramitação do feito”, diz trecho da decisão.

    Com isso, o prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) segue no cargo com base em decisão liminar da 1ª Vara Cível de Birigui, através da juíza Íris Daiani Paganini dos Santos Salvador.

    O caso

    Leandro Maffeis (Republicanos) foi cassado pela Câmara no dia 4 de abril por 13 votos favoráveis, 1 contrário e uma abstenção. O julgamento foi feito com base em relatório da Comissão Processante que apurou irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição de óleo lubrificante para a frota de veículos municipais, através do contrato com a empresa “LINK CARD”.

    No dia seguinte, foi dado posse ao presidente da Câmara, André Fermino (PP), que assumiu a prefeitura pela manhã, porém, à tarde, a decisão liminar da 1ª Vara Cível de Birigui reconduziu o prefeito ao cargo.

    Maffeis ainda seria cassado novamente pela Câmara no dia 22 de abril, em outra Comissão Processante que investigava a utilização de placas oficiais em veículo particular que estava sob poder da primeira dama Silvana Milani. Neste caso foram 14 votos pela cassação e um pela permanência.

    Após a cassação, em nova liminar da 1ª Vara Cível de Birigui dada no dia 24 de abril, Maffeis retornou ao cargo.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleMecânico é sexta vítima de homicídio em Araçatuba no período de oito dias
    Next Article Partidos confirmam Karllinny Martins como candidata em Birigui
    dfernandesmr

    Related Posts

    Birigui

    Prefeitura de Birigui abre processo seletivo para 10 vagas de coletor de lixo

    15 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Semana Municipal do Empreendedorismo é aprovada pela Câmara

    15 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Operação prende uma pessoa e interdita oito desmanches de veículos em Araçatuba e Birigui

    15 de setembro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.