Home Cidades Concessionária vence Prêmio Sustentabilidade em duas categorias

Concessionária vence Prêmio Sustentabilidade em duas categorias

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O programa “Controle de Recebimento de Efluentes com Anuência- PCREA”, desenvolvido na ETE Baguaçu – Estação de Tratamento de Esgoto da Samar em Araçatuba, é o grande vencedor na Categoria Gestão do 3º Prêmio Sustentabilidade, realizado pela Abcon/Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto). O anúncio foi realizado na noite de ontem (22/08) em São Paulo.
O PCREA é responsável pelo monitoramento sistemático do recebimento de efluentes que chegam na ETE Baguaçu. Esse controle é necessário para garantir a estabilidade e desempenho da produção da estação. O programa que conquistou o primeiro lugar foi desenvolvido pelos colaboradores Juliana Polloni e Gilson Bispo.
Outro projeto da Samar que estava entre os 14 finalistas de todo o Brasil foi o programa “Os Caça-Vazamentos”, que ficou em segundo lugar na Categoria Gestão. Desenvolvido pelos colaboradores Jaine Corte, Andrea Barreto e Dênis Monteiro, o programa leva até as escolas um treinamento para que os estudantes possam identificar pequenos vazamentos dentro de casa e na escola, eliminando o desperdício de água.
Além dos projetos da Samar, mais duas empresas do grupo GS Inima Brasil também foram premiadas. A Sesamm – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim, ficou em primeiro lugar na Categoria Técnica, com o programa de Sustentabilidade e Eficiência Energética na ETE de Mogi Mirim, pela instalação de usina fotovoltaica para captação da luz solar, que gera energia para o consumo operacional da Estação de Tratamento de Esgoto. Outra empresa do grupo GS foi agraciada na mesma categoria: a Caepa – Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna, obteve o segundo lugar com o projeto que visa reduzir a captação de água bruta, de produtos químicos e outros recursos por meio de várias medidas, tais como setorização, instalação de válvula reguladora de pressão, macro e micro-medidores, caça-fraude e troca do parque de hidrômetros.
Para Paulo Roberto de Oliveira, CEO da GS Inima Brasil e presidente da Samar, os prêmios são consequência do investimento na formação e capacitação dos profissionais que pensaram e realizaram os programas, tornando a prestação dos serviços públicos de água e esgoto cada vez mais sustentáveis.

 


Compartilhe esta notícia!