ESTUDOS - Beatriz irá integrar o Programa de Gastroenterologia, e Júlia, o Programa em Doenças Crônicas

Ex-alunas de Nutrição são aprovadas em 1º lugar em Residências da Unesp de Botucatu

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBVA

As ex-acadêmicas do Curso de Nutrição do UniSALESIANO, Beatriz Gabriela Costa e Júlia Proto Moretti, que se formaram em 2019, foram aprovadas em 1º lugar em dois Cursos de Especialização Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP; de Gastroenterologia e Doenças Crônicas, respectivamente.

As ex-alunas participaram de diversos processos seletivos, sendo que Beatriz ainda foi aprovada no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); entre outros programas disputados em faculdades do interior paulista.

Elas contaram ter recebido apoio e incentivo de vários docentes do Curso de Nutrição do UniSALESIANO, em especial da Coordenadora do Curso, Profª Ariadine Pires, e também de ex-alunos, por meio das palestras durante a Semana Acadêmica do Curso de Nutrição.

Confira abaixo a entrevista com as alunas:

– Por que escolheram o UniSALESIANO?

Beatriz: Quando terminei o Ensino Médio, não pretendia estudar fora, então, fui pesquisar sobre as universidades de Araçatuba. Dentre elas, o UniSALESIANO me pareceu a melhor opção tanto em infraestrutura quanto em conteúdo programático. O que também colaborou na decisão foi o fato de ser um Centro Universitário Católico. Felizmente, foi a escolha certa!

Júlia: Escolhi por sempre ouvir falar muito bem, tanto da Instituição como um todo, a estrutura, quanto, especialmente, do Curso de Nutrição.

– Por que escolheram a Nutrição? Como avaliam o curso do UniSALESIANO?

Beatriz: Escolhi a Nutrição, imprevisivelmente, em uma feira de profissões que fui, ainda no Ensino Médio. Já dentro do curso, me encantei pelo “nutriverso” e tanto a base curricular do curso quanto os professores foram imprescindíveis nesse processo, por isso sei que o Curso de Nutrição do UniSALESIANO tem tudo que um bom curso precisa ter, principalmente, incentivo à busca por conhecimento.

Júlia: Escolhi o curso, pois eu sempre soube que gostava muito da área da saúde. A escolha da Nutrição foi devido à afinidade com a grade, e também fiquei animada com as várias possibilidades de atuação. O curso no UniSALESIAMO sempre me agradou muito, tem uma base muito boa e um grande incentivo pela busca de conhecimento.

– Como foi a escolha da Especialização que passaram, atualmente, e pelo tema da mesma?

Beatriz: Escolhi prestar a UNESP Botucatu, em específico, por ser uma referência para a Nutrição no Brasil, e também por ser uma das únicas com especialização específica em Gastroenterologia, área pela qual sempre me interessei muito e pude vivenciar práticas importantes durante o período de estágio supervisionado na Clínica de Nutrição.

Júlia: Escolhi a especialização em Terapia Nutricional e Doenças Crônicas, pois está totalmente ligada às disciplinas de Dietoterapia e Avaliação Nutricional, pelas quais sempre tive grande interesse, e me identifiquei com as vivências práticas durante Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica Hospitalar.

– Como foi a rotina de estudos para conquistarem essa aprovação?

Beatriz: Dediquei todo o ano de 2020 aos estudos, uma rotina intensa, chegando a 6 horas/dia divididas entre saúde pública e conhecimentos específicos e revisão da matéria estudada no dia anterior. Em um esquema de planejar os estudos do mês todo divididos em estudar 3 dias e descansar 1. E a cada 2 meses, 1 semana de descanso.

Júlia: Foi uma rotina intensa de estudos, adquiri livros com conteúdos específicos para este tipo de prova e montei vários resumos para me auxiliar e me organizar.

– Quando começam a Especialização e onde será feita?

Beatriz: A Especialização se inicia dia 1º de março e será realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP ou no Hospital de Base de Rio Preto. Ainda não defini para qual das duas irei.

Júlia: A Especialização começa em março e será feita no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.

– Quais são suas expectativas e o que esperam do futuro?

Beatriz: Eu gosto de me apaixonar pelo imprevisível, não sei o que me espera e por quais as novas coisas irei me interessar, mas com certeza será uma experiência maravilhosa e daqui a alguns anos ainda me vejo encantada com a ciência da Nutrição.

Júlia: Estou muito animada e com muita expectativa em relação a tudo, ao campus, ao hospital, as aulas, a parte prática. Acredito que essa experiência vai me fornecer muito aprendizado e abrir novos caminhos para minha profissão, aperfeiçoando meus conhecimentos e abrindo minha mente para novas possibilidades.

– Dedicam essa conquista a alguém?

Beatriz: Dedico, principalmente, à minha família e amigas, que me aguentaram muito durante todo esse período de estudo e, em especial, Julia, Ingrid e Milena, que dividiram todos os momentos e compartilharam das mesmas angústias pré e pós-provas. E também às minhas ex-professoras e coordenadora, por todo o incentivo e apoio.

Júlia: Dedico essa conquista a todos à minha volta, que me apoiaram e incentivaram muito: minha família, amigos, ex-professores, mas, principalmente, a Bia e a Milena, que estiveram comigo o tempo todo, seja estudando, incentivando e participando dessa rotina louca de provas e compartilhando o mesmo sonho.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Igrejas vão antecipar missas noturnas para respeitar toque de restrição no estado

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA As igrejas católicas que fazem parte da Diocese de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *