MOVIMENTO - Nesse sábado, o comércio de Araçatuba apresentou bom movimento

Comércio vai funcionar normalmente durante o carnaval

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

 

O carnaval não é feriado. No entanto, como as repartições tinham ponto facultativo e os bancos não abriam, o setor privado aos poucos aderiu e na terça-feira de carnaval comércio e indústria, com raras exceções, fechavam. Algumas empresas chegavam a fazer “ponte”, encerrando o expediente na sexta-feira e reabrindo apenas na quarta-feira de cinzas após as 12 horas. No entanto, esse será diferente. Como ponto facultativo foi suspenso na maioria das cidades, o comércio vai funcionar normalmente. Em Araçatuba, o comércio funciona das 9 às horas. Os bancos, conforma comunicado da Febraban, não tem expediente externo na segunda-feira (15) e terça-feira (16) e na quarta-feira vai abrir às 12 horas.

O governador João Doria, assim como a maioria dos refeitos, optou pela suspensão do ponto facultativo como forma de evitar aglomeração. Entenderam que sem a folga do carnaval, as pessoas não vão viajar e assim não terá risco de disseminação da doença. Já em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja manteve o ponto facultativo para os servidores como forma de não prejudicar o planejamento que já tinham feito. No entanto, recomentou para que todos evitem aglomerações e os órgãos fiscalizadores do estado estão trabalho em esquema especial para coibir abusos.

Na região, as principais cidades, como Araçatuba, Andradina e Lins suspenderam o ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Já em Birigui, o ponto facultativo foi mantido.

A Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (Acia) emitiu comunicado ao comércio informando que o funcionamento será ao longo da semana de carnaval.

 

BANCOS

Embora vários setores vão funcionar normalmente, o feriado bancário foi mantido nos dias 15 e 16. Desta forma, agências bancárias e a bolsa de valores estarão fechadas.

Na B3, a bolsa de valores brasileira, não haverá pregão nos dias 15 e 16, segunda e terça-feira de carnaval. No dia 17, quarta-feira de Cinzas, a negociação terá início às 13h.

Já as agências bancárias, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ficarão fechadas nos dias 15 e 16. No dia 17, o atendimento ao público começará às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

“Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento”, informou a Febraban em nota.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a Febraban sugere antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

 

Veja também

Vai dar samba?

Cinthya Nunes Carnaval de rua cancelado aqui em Sampa. As centenas de blocos que já …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *