MOVIMENTO - Nesse sábado, o comércio de Araçatuba apresentou bom movimento

Comércio vai funcionar normalmente durante o carnaval

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

 

O carnaval não é feriado. No entanto, como as repartições tinham ponto facultativo e os bancos não abriam, o setor privado aos poucos aderiu e na terça-feira de carnaval comércio e indústria, com raras exceções, fechavam. Algumas empresas chegavam a fazer “ponte”, encerrando o expediente na sexta-feira e reabrindo apenas na quarta-feira de cinzas após as 12 horas. No entanto, esse será diferente. Como ponto facultativo foi suspenso na maioria das cidades, o comércio vai funcionar normalmente. Em Araçatuba, o comércio funciona das 9 às horas. Os bancos, conforma comunicado da Febraban, não tem expediente externo na segunda-feira (15) e terça-feira (16) e na quarta-feira vai abrir às 12 horas.

O governador João Doria, assim como a maioria dos refeitos, optou pela suspensão do ponto facultativo como forma de evitar aglomeração. Entenderam que sem a folga do carnaval, as pessoas não vão viajar e assim não terá risco de disseminação da doença. Já em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja manteve o ponto facultativo para os servidores como forma de não prejudicar o planejamento que já tinham feito. No entanto, recomentou para que todos evitem aglomerações e os órgãos fiscalizadores do estado estão trabalho em esquema especial para coibir abusos.

Na região, as principais cidades, como Araçatuba, Andradina e Lins suspenderam o ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Já em Birigui, o ponto facultativo foi mantido.

A Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (Acia) emitiu comunicado ao comércio informando que o funcionamento será ao longo da semana de carnaval.

 

BANCOS

Embora vários setores vão funcionar normalmente, o feriado bancário foi mantido nos dias 15 e 16. Desta forma, agências bancárias e a bolsa de valores estarão fechadas.

Na B3, a bolsa de valores brasileira, não haverá pregão nos dias 15 e 16, segunda e terça-feira de carnaval. No dia 17, quarta-feira de Cinzas, a negociação terá início às 13h.

Já as agências bancárias, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ficarão fechadas nos dias 15 e 16. No dia 17, o atendimento ao público começará às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

“Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento”, informou a Febraban em nota.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a Febraban sugere antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Ambiental e Ministério Público divulgam balanço da Operação Huracán II

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Nos dias 21, 22 e 23 de junho, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *