Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Incentivo a uso de sprays de defesa pessoal e proibição para condenados por maus-tratos a animais estão na pauta da Câmara
    • Protagonismo infantil, criatividade e parceria entre escola e família são pilares da Mostra Literária 2026 do CEI Trindade Teno Castilho
    • Procon de Birigui orienta sobre novas regras do SAC que entram em vigor em novembro
    • Professora de Araçatuba conquista 3º lugar em concurso nacional de alfabetização e acessibilidade para crianças cegas
    • Araçatuba avança na estruturação do turismo para acessar recursos governamentais
    • Empreendedorismo feminino cresce 12,4% e região administrativa de Araçatuba soma 7.561 novas empreendedoras em 2026
    • Araçatuba realiza encontro sobre comunicação e autocuidado para servidoras
    • Saúde de Araçatuba recebe inscrições até 8 de novembro para a Mostra de Experiências Exitosas do 4º Agita Raps
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Unisalesiano lança pedra fundamental de nova Biblioteca e Centro de Realidade Estendida
    Araçatuba

    Unisalesiano lança pedra fundamental de nova Biblioteca e Centro de Realidade Estendida

    By dfernandesmr27 de maio de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    O Unisalesiano realizou, na manhã de terça-feira (26), a cerimônia de bênção da pedra fundamental do novo bloco da Biblioteca e do Centro de Realidade Estendida. A obra será construída nos próximos 13 meses e representa um dos maiores investimentos em infraestrutura acadêmica e tecnológica da Instituição.

    A solenidade reuniu representantes da comunidade acadêmica, colaboradores, engenheiros, operários da construção civil e integrantes da empresa responsável pela execução da obra, a Conscape Construções e Engenharia, de Araçatuba.

    Durante a abertura da cerimônia, o Reitor do Unisalesiano, Padre Paulo Vendrame, destacou a importância histórica para o Unisalesiano e para a empresa responsável pela construção, a Conscape.

    “Hoje é um dia especial para o nosso Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Também ouso dizer que é um momento muito especial para a Conscape, escolhida para levar adiante a missão da construção deste novo bloco”, afirmou.

    O Reitor convidou para compor o momento solene representantes da comunidade acadêmica, entre eles: o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Professor André Ornellas; a Pró-Reitora Administrativa, Wanda Moura; o ecônomo do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, Mestre Arnaldo Sugshi; além do arquiteto responsável pelo projeto, Emílio Ruas, e de representantes da Conscape.  

    Na sequência, o Pró-Reitor André Ornellas realizou a leitura da ata de bênção da pedra fundamental, registrando oficialmente o momento histórico. A ata destacou que a cerimônia aconteceu na memória litúrgica de São Felipe Neri e também na data de nascimento de Santa Dulce dos Pobres.

    Responsável pelo projeto arquitetônico, Emílio Ruas explicou que a concepção da nova biblioteca surgiu a partir da inspiração da “Hagia Sophia”, em Istambul, e orientação do Reitor, em conjunto com a equipe administrativa e pedagógica da Instituição.

    De acordo com ele, o novo prédio terá 2.300 metros quadrados de área construída e contará com elementos arquitetônicos marcantes. “Biblioteca significa o microcosmo da nossa civilização. Aqui, todas as informações de uma civilização inteira estarão reunidas”, afirmou.

    Basílica

    O arquiteto revelou ainda que o espaço contará com uma grande cúpula inspirada na Basílica de Santa Sofia. Já o Pró-Reitor André Ornellas destacou o caráter inovador do novo Centro de Realidade Estendida, desenvolvido a partir de referências tecnológicas observadas em visita técnica realizada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

    Segundo ele, o conceito une realidade física, realidade virtual e realidade aumentada em ambientes imersivos de aprendizagem. “Você vai entrar em uma sala e estará dentro de uma artéria. Vai entrar em outro ambiente e estará no centro de Roma. Essa é a ideia”, explicou.

    O espaço destinado à realidade estendida terá aproximadamente 900 metros quadrados e será instalado no primeiro andar do novo prédio, integrando tecnologia de ponta ao ambiente da biblioteca, descrita pelo Pró-Reitor como “um ícone da sabedoria”.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleGolpe faz manicure perder R$ 55 mil em transações não autorizadas
    Next Article Projeto Agricultura na Escola inaugura sistema de aquaponia em Aracanguá
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Incentivo a uso de sprays de defesa pessoal e proibição para condenados por maus-tratos a animais estão na pauta da Câmara

    1 de novembro de 2026
    Andradina

    Protagonismo infantil, criatividade e parceria entre escola e família são pilares da Mostra Literária 2026 do CEI Trindade Teno Castilho

    31 de outubro de 2026
    Birigui

    Procon de Birigui orienta sobre novas regras do SAC que entram em vigor em novembro

    31 de outubro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.