22.5 C
Araçatuba
quinta-feira, junho 30, 2022

Saúde define novos pontos de referência para testagem rápida para covid-19

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A Secretaria de Saúde de Birigui estabeleceu, além do Pronto Socorro, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Vila Bandeirantes, Isabel de Almeida Marin e Tijuca como referências para que os moradores da cidade com sintomas respiratórios possam realizar a testagem rápida para covid-19. 

O novo protocolo terá início na segunda-feira (13/06) e os atendimentos serão das 13h às 17h. Além do exame de diagnóstico rápido, as três UBSs também estão responsáveis pela notificação dos casos positivos e preenchimento de toda a documentação referente ao paciente.

O objetivo da mudança no processo de testagem é reduzir o tempo de diagnóstico e isolar o doente de forma rápida, evitando que outras pessoas também sejam contaminadas. Caso a testagem rápida dê resultado negativo, o paciente será submetido à nova coleta pelo método RT PCR para contraprova.

No entanto, independente do resultado da testagem realizada nas três unidades, todos os pacientes serão encaminhados para o pronto-socorro municipal, que continua sendo referência no atendimento médico para os casos de síndrome respiratória.

Os pacientes serão encaminhados para o local portando o resultado do exame, notificação e termo de isolamento. A equipe médica do pronto-socorro ficará encarregada de providenciar o atestado, receita dos medicamentos que serão usados no tratamento e solicitação de outros exames, se necessário.

 

Ultimas Noticias