Home Cidades Araçatuba Provas equestres abertas ao público são realizadas em Araçatuba

Provas equestres abertas ao público são realizadas em Araçatuba

4 tempo de leitura
0
0
33

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Neste final de semana (28 e 29) tem evento equestre aberto e gratuito para o público no recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). Trata-se da 3ª Etapa do 10º Campeonato do NNPQM (Núcleo Noroeste Paulista do Quarto de Milha). A entrada do público é pelo portão 11.

Nesse sábado, as competições na modalidade ranch sorting ocorreram na Arena 2, das 8h às 18h. O evento foi disputado em 18 categorias, por aproximadamente 500 duplas inscritas. Hoje, é a vez das competições de team penning, das 9h às 11h. A expectativa da organização é reunir em torno de 130 competidores.

O diretor do Siran, João Mário Geralde, que é competidor de ranch sorting e entusiasta dos esportes equestres, destaca que as duas modalidades têm em comum um componente familiar. “Tanto o ranch sorting quanto o team penning são modalidades de rodeio que despertam muito o interesse de famílias de produtores rurais que descobrem a oportunidade de atuar em conjunto. Da mesma forma, famílias que vierem acompanhar as provas encontram no recinto um clima amistoso, além de restaurante com opções de porções e bebidas, passando momentos agradáveis”, afirma Geralde.

 

As modalidades

A modalidade esportiva country ranch sorting foi criada entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos. Consiste em uma versão esportiva de apartação de gado e deve ser praticada em duplas, em muitos casos, compostas por familiares. Os competidores participam em duplas e devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada.

O termo team penning pode ser traduzido como time de apartação e consiste na separação de animais específicos de um rebanho. As equipes precisam ter três competidores que devem realizar a apartação de três bovinos em um período entre 60 e 90 segundos. Contudo, o tempo varia de acordo com a prova e a categoria, de maneira que pode chegar a ter até 120 segundos.  Os três cavaleiros deverão buscar entre 30 bovinos (divididos em 10 trios) os três animais com o número sorteado pela fotocélula no início.

Nas duas modalidades, vencem os competidores que conseguem organizar as cabeças de gado de acordo com esse número em menos tempo.

 

 

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…