PONTO DE VISTA

Compartilhe esta notícia!

“Vacina Chinesa é Segura

Escrevo esse artigo na noite do dia 07 de janeiro, após ver o anúncio dos servidores de carreira do instituto Butantan de que a eficácia da vacina é superior a 78% para a população em geral e, ainda, resulta em 100% de eficácia na redução de internações!
Ao conversar com médicos aqui na capital SP e em outras regiões do BR a resposta que tive foi emocionante. Talvez iremos demorar um pouco para entender o que representa essa notícia, mas que fique claro uma coisa: quem anunciou não foi João Dória e nem Bolsonaro, foram servidores de carreira do instituto Butanan.
Desde 1899 o instituto Butantan, na época vinculado ao Instituto Adolpho Lutz, desenvolve pesquisas similares. A produção de soro antipestoso (contra a peste bubônica) foi o primeiro de uma série de soros e vacinas já desenvolvidos e produzidos pelo Butantan. Todo o conhecimento vem sendo acumulado por gerações de sanitaristas brasileiros que atuaram diretamente ou em parceria com o Butantan, aos quais gostaria de homenagear: Carlos Chagas, Zilda Arns, Vital Brazil, Moacyr Scliar, José Gomes Temporão, Osvaldo Cruz, Emílio Ribas, Sérgio Arouca, Antonio Carini, Domingos Arthur Machado Filho, Mauro Rubem, João de Barros Barreto, Paulo de Morais Barros, Belisário Penna, Antônio Salim Curiati, João de Sousa Mendes, Paulo de Frontin, Arary Tiriba, Miguel da Silva Pereira, Ângelo Moreira da Costa Lima, Artur Neiva, Mário Pinotti, Amílcar Martins, Henrique da Rocha Lima, Saturnino de Brito, Noel Nutels, Walter Cruz, Antônio Augusto Tupynambá, Álvaro Osório de Almeida, Agenor Álvares, Vital Brazil Filho, Elisa Viana Sá.
Por fim, é claro, parabenizar aos doutores especialistas anônimos que trabalharam esse ano no Butantan para chegar ao resultado – em um cenário de degradação do funcionalismo público, ataques de toda ordem, além da dura e implacável batalha contra a doença.
E o título acima, de que a vacina chinesa é segura ? Explico… o desenvolvimento foi na China, mas a avaliação e a produção foi/será desse pessoal aí citado…amparado por décadas de tradição nessa área da ciência e, ainda, pelo artigo 41 da Constituição Federal de 1988.

Gustavo Carneiro Ariano é engenheiro sanitarista pela UFMT, mestre em hidráulica e saneamento pela USP e especialista em regulação na ARSESP. “


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Temporada de pesca começa com alto índice de conscientização ambiental

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A temporada de pesca esportiva e profissional nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *