DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA
A segunda-feira foi marcada pelo início de novas etapas da vacinação contra a covid-19 em Araçatuba. Os profissionais de segurança de Araçatuba e região, por exemplo, começaram a tomar a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca nesta segunda-feira e a campanha para imunização doa agentes de segurança das regiões de Araçatuba e Andradina vai até a próxima segunda-feira, dia 12 de abril.
A primeira policial a ser vacinada foi a Cabo Angélica de Lima, que tomou a primeira dose aplicada na sede do CPI-10, o Comando de Policiais do Interior em Araçatuba. Para a imunização dos agentes de segurança, além do CPI-10 em Araçatuba, também o a sede do 28º Batalhão de Polícia Militar de Andradina foi outro ponto de vacinação.
Estão sendo vacinados nos dois locais policiais civis, militares, rodoviários, ambientais, bombeiros, guardas municipais, peritos, dentre outros profissionais da segurança pública.
De acordo com o médico Capitão da PM Felipe Campana Neto, a previsão é que até a próxima segunda-feira tenham sido imunizados 2.381 agentes de segurança das regiões de Araçatuba e Andradina, sendo 1.906 policiais apenas na sede do CPI-10.
A segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz, a ser aplicada nos policiais de Araçatuba e região está marcada para o dia 28 de junho.
A vacinação de policiais e agentes de segurança foi antecipada pelo governo do estado, em anúncio feito em 24 de março. Cerca de 180 mil pessoas serão contempladas nesta fase da vacinação no estado de São Paulo.
De acordo com a secretaria de segurança pública do estado, 59 policiais morreram em decorrência da covid-19 desde o início da pandemia. O número é maior que o número de óbitos de policiais em serviço por causa da violência, por exemplo.
Também foi anunciada no mesmo dia 24 de março, a vacinação para profissionais da educação, que será iniciada na próxima segunda-feira, dia 12 de abril.
Lins
Em Lins, os policiais do 44º Batalhão de Polícia Militar do Interior também começaram a ser vacinados.
Idosos
Araçatuba iniciou nesta segunda-feira também a vacinação de idosos de 68 anos em primeira dose e de idosos acima de 75 anos em segunda dose contra a covid-19.
Neste caso, a vacina utilizada é a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
O movimento foi grande nos pontos de vacinação, mas não foram registradas longas filas como em outros momentos, com o tempo médio de 10 minutos de espera para a vacinação.
A campanha de vacinação destas faixas etárias está marcada para acontecer até a próxima sexta-feira, dia 9 de abril, sendo que os idosos podem se cadastrar no site da prefeitura para evitar filas nos pontos de vacinação.
A imunização está sendo feita na sede do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), EMEB Darcy Fontanelli, no Araçatuba Shopping e no Shopping Praça Nova, além do drive-thru do recinto Clibas de Almeida. A vacinação ocorre até sexta das 13h às 19h.
Para moradores da zona rural, as doses da vacina estão disponíveis na UBS do bairro Engenheiro Taveira das 8h às 19h. É necessário que as pessoas a serem vacinadas levem CPF e documento com foto ao local de imunização.
Vacinados
De acordo com dados do município, Araçatuba havia aplicado até a semana passada 27.229 vacinas em primeira dose para profissionais de saúde e idosos do município. 10.293 pessoas tomaram também a segunda dose.
Com isso, 13,74% da população tomou pelo menos uma dose da vacina, enquanto apenas 5,19% receberam também a segunda dose, considerada fundamental para a imunização do indivíduo contra casos mais graves do coronavírus.

IMPRENSA PM ARAÇATUBA

IMPRENSA PM ARAÇATUBA