a3 Samar Ribeirão Baguaçu (1) ABASTECER - Ribeirão Baguaçu é responsável por 50% da água que abastece Araçatuba

Longa estiagem chama a atenção para o uso consciente da água

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Com mais de 60 dias sem chuva e umidade do ar abaixo dos 30%, Araçatuba vem sofrendo as consequências da estiagem. O Rio Tietê já baixou 1,3 metro em comparação com o mesmo período do ano passado e está com volume útil de 40%, contra os 60% registrados em agosto de 2020. Além disso, a concentração de algas no rio tem diminuído a oxigenação da água, provocando a morte de alguns peixes, conforme foi registrado por pescadores nos últimos dias.

A situação traz um alerta: é preciso usar a água com consciência. A GS Inima Samar está realizando, desde o início de julho, uma campanha para chamar a atenção da população para que consuma a água com atenção e responsabilidade. O objetivo é evitar um racionamento assim como ocorreu em outubro do ano passado.

Além disso, medidas técnicas também já foram colocadas em práticas e a concessionária, que é responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba, está preparada caso precise fazer captação da parte mais profunda do Tietê.

“Recuperamos uma plataforma móvel que está pronta para ser levada para dentro do rio, caso ele continue abaixando. Ela pode ser deslocada a uma distância suficiente que permita manter o nível de captação, garantindo a distribuição de água em Araçatuba”, explica o diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira.

A balsa flutuante será testada nas próximas semanas e já está à disposição da concessionária, caso seja realmente necessário.

Embora o nível do Rio Tietê tenha reduzido e água esteja comprometida pela quantidade de alga que tem se formado no local, a GS Inima Samar possui equipamentos de última geração que tratam essa água e fazem com que ela chegue nas torneiras com qualidade e de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde.

“Seguimos com o trabalho de excelência, garantindo água 100% tratada aos moradores de Araçatuba, mesmo com todas as imposições climáticas. Contudo, gostaríamos de chamar a atenção da população para que utilize a água de forma racional e reveja alguns hábitos de consumo”, salienta Eduardo Caldeira.

 

Produção

A GS Inima Samar distribui, diariamente, 68.000m³ de água e realiza, mensalmente, 18.900 amostras para avaliar as características do que é disponibilizado para a população.

O abastecimento de Araçatuba é feito com 50% de água vinda do Ribeirão Baguaçu, 40% do Rio Tietê e 10% de poços artesianos.

 

 

Volume de chuva caiu mais de 50% em três anos

Os órgãos oficiais apontam que a atual estiagem é a mais rigorosa dos últimos 90 anos. Levantamento feito pela reportagem aponta queda expressiva no volume de chuvas e isso e isso reflete diretamente no nível dos rios e reservatórios.

Dados obtidos junto ao portal do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorologia) órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento de São Paulo, mostram que de 1º de janeiro de 2018 ao dia 11 de agosto de 2018, choveu 852,6 milímetros. Já no mesmo período em 2019, choveu 508,4 milímetros e este ano, choveu apenas 415,7 milímetros. Isso mostra que houve uma queda da ordem de 51,30% de 2028 para 2021. Em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia, não houve medições e anotações precisas, por isso não está sendo considerado.

Devido à queda no volume de chuvas, várias cidades já estão adotando medidas de contenção, como o rodízio de abastecimento. Nessa sexta-feira, o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 7,3 milhões de pessoas, operava com 39,7% de volume. Na quarta-feira (11), quando chegou a 39,9%, entrou em estado de alerta.

Esse é um quadro que deve se repetir por várias regiões de São Paulo. Por isso a importância da adoção de medidas de consumo consciente.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *