20.2 C
Araçatuba
sexta-feira, junho 24, 2022

LINGUAGENS DO AMOR

ADELMO PINHO

“Linguagens do amor” é um Best-seller do New York Times, de autoria de Gary Chapman, com a mensagem: “Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge”. O autor identificou cinco formas pelas quais as pessoas expressam e recebem as manifestações de amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviços e toque físico. Conforme o autor, palavras de afirmação são aquelas que edificam e expressam o amor emocional. Elogios, por exemplo. Sobre o tempo de qualidade, pode se tratar de um jantar ou um passeio com o cônjuge num final de semana.
O autor dá as seguintes dicas para um bom relacionamento entre o casal para o “tempo de qualidade”: Mantenha contato visual com seu cônjuge enquanto ele estiver falando; não faça outra coisa enquanto escuta; preste atenção na emoção dele nesse momento; observe sua linguagem corporal – pode verbalizar uma coisa, mas o corpo diz outra; e não o interrompa (pesquisas recentes indicam que uma pessoa costuma ouvir por apenas dezessete segundos antes de interromper).
Presentes é outra forma de expressão de amor ao cônjuge. Atos de serviço são classificados pelo autor como sendo as atividades que um cônjuge reclama que o outro não faz, gerando conflito sobre isso. Assim, se você fizer o ato de serviço que seu cônjuge sempre se queixa a seu respeito, será um ato de amor, talvez com efeito melhor do que dar um presente. O toque físico é outra forma de expressão do amor de um cônjuge a outro. Andar de mãos dadas, beijar e abraçar são formas de comunicar amor emocional ao seu cônjuge.
Ponto interessante do livro é quando o autor pontua que o casal deve descobrir qual a “linguagem do amor primária” do seu cônjuge, ou seja, dentre as cincos manifestações de amor (palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico), necessário identificar qual (ou quais) delas é a de cada um. Para o autor, a identificação dessa linguagem do amor primária é fundamental para a boa convivência e a manutenção do relacionamento entre o casal. Enfim, uma obra recomendável para leitura.

Adelmo Pinho é promotor de Justiça

Ultimas Noticias