21.9 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Câmara volta com sessões mistas e vereadores votam projeto de incentivo a mulheres empreendedoras

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A Câmara Municipal de Araçatuba votará um projeto de lei que institui a política de incentivo, estímulo e promoção da mulher empreendedora no município. O projeto faz parte da pauta da 1ª sessão ordinária do ano de 2022 da casa legislativa araçatubense, que volta aos trabalhos na próxima segunda-feira, dia 7, às 19h. As sessões serão no formato misto.

O objetivo do projeto de lei, proposto pela vereadora Cristina Munhoz (PSL), é o estímulo ao desenvolvimento de projetos de incentivo para abertura de micro e pequenas empresas e em atividades de pesquisa que desenvolvam ou implementem a criação de trabalho, emprego e renda para mulheres.

A parlamentar quer disseminar a cultura empreendedora e o protagonismo estratégico das mulheres nos negócios, auxiliar mulheres que queiram abrir seus próprios negócios, além de desburocratizar a criação de novas empresas no município.

Na justificativa do projeto, a vereadora fala em evolução da sociedade e luta por igualdade de gênero. Ela também afirma que, historicamente, a mulher foi vítima de violência, misoginia, além de estigmatização.

Ela cita dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que apontam que 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil, porém, a conversão de mulheres empreendedoras em donas de negócios é 40% mais baixa em relação aos homens.

Segundo Cristina Munhoz, o dado aponta que mulheres estão mais propensas a desistir da abertura de empresas próprias, o que faz com que haja necessidade da implementação de políticas públicas específicas.

Retorno

Além deste projeto, outros três fazem parte da pauta de votações da próxima segunda-feira. As sessões serão retomadas no formato misto, com vereadores em plenário ou de forma virtual.

Mesmo com a reforma realizada no prédio da Câmara, o plenário voltou a ser liberado para a realização das sessões. Parlamentares que preferirem poderão seguir participando das reuniões de forma virtual. A presença de público na sessão está suspensa.

 

Ultimas Noticias