BAIXA - A- é um dos tipos de sangue em falta no Hemocentro

Hemocentro e Banco de Sangue pedem doações neste final de ano

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Por causa das festas de final de ano, muitas pessoas entram em férias e viajam e, por causa do menor fluxo, os locais de Araçatuba que fazem coleta de sangue para os hospitais da região ficam com os estoques mais baixos.

Na cidade, o Hemocentro, que fica no bairro Aviação, e o Banco de Sangue, que fica no bairro Alvorada, fazem a coleta e recebem os doadores. Neste período do ano, menos pessoas procuram estes locais e, por isso, há o apelo para doações.

O Hemocentro, por exemplo, lançou campanha em suas redes sociais com o título “Antes de sair de férias, passe aqui”. A intenção é lembrar os doadores sobre a importância da doação, principalmente por conta da maior movimentação nas estradas, o que acaba provocando um maior número de acidentes, com vítimas que são atendidas nos hospitais da região que muitas vezes necessitam de transfusão.

Além disso, a doação de plaquetas também está em baixa e tanto o Hemocentro quanto o Banco de Sangue estão pedindo à população a conscientização.

No Hemocentro, os tipos que mais necessitam de doação são o A-, que possuía até a manhã de ontem 10 bolsas; O-, que estava com 12 bolsas, e O+, que estava com 123 bolsas.

De acordo com o diretor do Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba, Gabriel Cortopassi, a pessoa precisa atender alguns pré-requisitos para ser uma doadora de sangue.

“Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, portar documento oficial com foto, estar em bom estado de saúde, pesar mais de 50 kg, e não ter nenhuma doença infectocontagiosa. Menores de idade precisam comparecer acompanhados de um responsável”, afirmou. “Plaquetas de qualquer tipo são sempre bem vindas em qualquer época do ano”, completou.

Já o captador de doadores do Banco de Sangue de Araçatuba, Luis Gustavo Santana, comenta que a doação de plaquetas é importante, principalmente por atender pessoas que fazem tratamento contra o câncer, leucemia, dentre outras doenças que causam hemorragias.

“É uma doação especial que coleta só a plaqueta, parte branca do sangue do doador, e devolve no mesmo acesso a hemácia e o plasma, separado dentro de um kit descartável, e ela é muito utilizada para pessoas que fazem tratamento de câncer, leucemia, dengue hemorrágica”, disse.

No caso do Banco de Sangue, a doação de plaquetas é feita por aférese, separando os componentes do sangue para a centrifugação.

Serviço

Nesta semana de final do ano, o Hemocentro vai funcionar das 7h30 às 14h até quinta-feira (30), na sexta (31), o funcionamento é das 7h30 às 12h. O local fica na rua Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação.

Já o Banco de Sangue funciona até quinta-feira das 7h às 18h, na sexta das 7h às 13h. O local fica na rua Gaspar Lemos, número 2, no bairro Alvorada.

Ambos os locais estarão fechados nos dias 1 e 2 de janeiro, voltando ao atendimento normal no dia 3.

 

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *