20.9 C
Araçatuba
sábado, julho 2, 2022

Gratidão, Qualidade de Vida e Saúde!!

PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

Sentir gratidão significa reconhecer uma atitude – de bondade, benevolente – de uma outra pessoa com quem se relaciona, o que se harmoniza como um sentimento de retribuição, por parte da pessoa que foi favorecida, sendo por isso considerada uma emoção positiva.
Rava e Freitas (2013) ao pesquisarem o sentimento de gratidão explicaram-no na forma de um ciclo que se inicia “Quando um indivíduo recebe uma ação generosa de outro, esta ação dá origem a um bom sentimento. O beneficiário associa esse sentimento ao benfeitor. Além disso, ele reconhece os custos da ação e atribui boas intenções ao benfeitor. Assim, o beneficiário torna-se grato não apenas pela ação recebida, mas também ao próprio benfeitor. O beneficiário, então, sente uma dívida em relação ao benfeitor e uma obrigação de retribuir o favor. Finalmente, o beneficiário retribui o favor ao benfeitor e o ciclo continua, porque o benfeitor inicial (agora beneficiário) sente-se bem, etc”.
Às vezes pode ocorrer de a pessoa não associar a ação generosa ao benfeitor, mas tão somente ao favor recebido, quando isto ocorre provavelmente não houve sentimento envolvido, logo a retribuição pode não aparentar tão necessária. Este comportamento quando repetitivo revelará o sujeito ingrato, ou seja, aquele que não reconhece o outro, permanece no seu mundo, cego e alheio ao seu redor, às pessoas e às emoções positivas vivenciadas pela generosidade do outro.
Estudos mostram que os níveis de emoções positivas, incluindo a gratidão, serão maiores quanto mais recorrentes forem os pensamentos+, pois viabilizarão a prevenção e redução de patologias e sentimentos negativos, por outro lado estimularão relacionamentos sociais, otimismo em relação ao futuro, esperanças e motivação para vencer os desafios da vida.
Sabe-se ainda que pessoas gratas melhoram a autoestima, o autocontrole e a autonomia, logo mostram-se mais generosas, entusiasmadas, atenciosas, amadas nos relacionamentos o que eleva o bem-estar e porque não dizer impulsiona a longevidade!? Gratidão promove o fortalecimento do EU Biológico, Psicológico, Social e Espiritual, e por derradeiro a Qualidade de Vida e Saúde física e mental.
Aos cristãos oportuno destacar do Livro dos Salmos o versículo 50:23 que trata sobre o sentimento de gratidão à Deus: “Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”.

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

Ultimas Noticias