ORIENTAÇÃO - Teste e é realizado em amostras retiradas da cavidade nasal, da garganta e das vias respiratórias inferiores

Dobra a procura por testes particulares de Covid-19

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Desde novembro do ano passado, dobrou a procura por testes de Covid-19 do tipo RT-PCR na rede particular de laboratórios de Araçatuba (SP), em comparação aos 60 dias anteriores. De acordo com o bioquímico e diretor de um laboratório credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para oferecer o diagnóstico para a Covid-19, por PCR em tempo real (RT-PCR), Marcos Machado, o período bate com o avanço dos casos da 2ª onda da doença (ou repique) e também com o aumento de viagens ao exterior.

“Vínhamos fazendo entre 70 e 80 exames por dia, e passamos a fazer 150”, diz Machado. O bioquímico afirma que os testes fornecem dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pela Covid-19. “Neste momento em que a pandemia do novo coronavírus continua avançando no Brasil e no mundo, a realização do exame é essencial para a detecção da doença para que sejam tomadas medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção”, explica.

No Brasil, o aumento foi de 35% em dezembro, segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Segundo especialistas, a procura é alta principalmente por causa das festas de fim de ano. O aumento é relativo ao número de testes feitos entre 25 de novembro e 25 de dezembro. A Abramed representa laboratórios que processam cerca de 60% dos exames diagnósticos feitos na rede particular no Brasil.

No Brasil, foram registradas até ontem, 200.011 mortes e 7.921.803 casos confirmados. Segundo a Abramed, desde o início da pandemia foram realizados mais de 7 milhões de exames.

 

 

RT-PCR

O teste do tipo RT-PCR é indicado entre terceiro e o décimo dia após o aparecimento dos sintomas, e é realizado em amostras retiradas da cavidade nasal, da garganta e das vias respiratórias inferiores, com o uso de uma haste chamada swab, que é parecida com um cotonete. Resultados positivos não necessitam de contraprova.

No laboratório de Marcos Machado os resultados estão sendo entregues, em média, em 24 horas. Além disso, os laudos também podem ser emitidos em inglês, para facilitar o processo de quem vai viajar ao exterior, seja a trabalho ou a passeio. No caso de viagens internacionais, o prazo de entrega do resultado não passa de 24 horas.

Marcos Machado lembra que a confirmação da presença do novo coronavírus ajuda a reforçar o isolamento do indivíduo infectado e das pessoas mais próximas. Isso freia o ritmo de transmissão da Covid-19. A recomendação dos órgãos de saúde é procurar atendimento médico e realizar o exame se estiver com os sintomas agravados e sentir desconforto respiratório.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mais 21 médicos iniciam Residência Médica na Santa Casa de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A Comissão de Residência Médica (Coreme) e a direção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *