Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Sessão da Câmara terá 20 projetos em análise na segunda
    • Emprega Birigui anuncia 27 novas vagas de emprego em diferentes ocupações
    • Assistência Social de Araçatuba transforma tradição junina em momento de integração e cidadania
    • Rotatória do Bairro Planalto entra na fase final e receberá nova sinalização e obelisco
    • Birigui investe mais de R$ 1,1 milhão na modernização do sistema de tratamento de esgoto com apoio do Fehidro
    • Araçatuba vai reforçar atendimento à população em situação de rua com a Operação Noites Frias
    • Araçatuba tem aumento de mais de 17% em movimentação no aeroporto no primeiro quadrimestre do ano
    • Shopping divulga horários de lojas durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Dinheiro mal gasto
    Araçatuba

    Dinheiro mal gasto

    By jornalistacrispim10 de fevereiro de 2024Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    José Renato Nalini

    Em 2009, os países desenvolvidos se comprometeram a fornecer cem bilhões de dólares por ano para financiamento climático em nações mais pobres. Promessa descumprida. À medida que aumentam os sinais de exaurimento do planeta, diante da péssima conduta humana, o déficit de financiamento para a adaptação piora a olhos vistos.

    Os cem bilhões já não são suficientes. Hoje fala-se em quase quatrocentos bilhões. Isso porque as ações para proteger as pessoas e a natureza são de urgência urgentíssima. Enquanto as necessidades aceleram, o juízo do mundo encolhe.

    Quanto se gasta na guerra da Ucrânia e no sangrento episódio entre Israel e Hamas? Quanto se investe na indústria do armamento, que sequer deveria existir. Algo que se fabrica para tirar a vida humana deveria ser proibido. Há tecnologia suficiente para oferecer instrumentos que paralisem, mas que não tirem a vida.

    Investimentos em obras faraônicas, viagens interplanetárias, manutenção de luxo e riqueza, tudo isso evidencia que a humanidade está gravemente enferma e não quer se tratar.

    O homem não merece a denominação “animal racional”. A razão deixou de existir e prevalece a parcela animalesca. Nem se pode afirmar que se distingue dos inferiores. Estes não fazem guerra programada, não matam por matar.

    Enquanto isso, acordos são firmados em viagens nababescas, e sistematicamente deixam de ser cumpridos. A incapacidade de adaptação adequada intensifica e, portanto, agrava a crise climática. As consequências drásticas atingem os mais vulneráveis. As vítimas preferenciais do desmando dos poderosos. As cinquenta e cinco economias mais vulneráveis ao clima já sofreram mais de quinhentos bilhões de dólares em danos nos últimos anos. Cada bilhão de dólares investidos no combate às inundações costeiros, ajudaria a evitar catorze bilhões em prejuízos econômicos. Mas isso não passa pela cabeça de quem apenas persegue, de forma egoística e insensata, benefícios imediatos e estéreis. Como a próxima eleição ou a matriz da pestilência chamada reeleição, que motiva os ambiciosos a alavancarem os famigerados Fundos Partidário e Eleitoral, enquanto a humanidade caminha para o desastre final.

    Que dinheiro mal gasto o que se emprega em política partidária!

     

    *José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Geral da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS.

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleBloco de carnaval terá banda e apresentações circenses neste sábado
    Next Article CTO e Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba funcionarão normalmente no carnaval
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Araçatuba

    Sessão da Câmara terá 20 projetos em análise na segunda

    14 de junho de 2026
    Birigui

    Emprega Birigui anuncia 27 novas vagas de emprego em diferentes ocupações

    14 de junho de 2026
    Araçatuba

    Assistência Social de Araçatuba transforma tradição junina em momento de integração e cidadania

    13 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.