ACORDO - Presidentes do Sincomércio, Gener Silva, e do Sincomerciários, José Carlos dos Santos, assinam acordo para horário do comércio em Araçatuba

Comércio da região define horários de abertura em dezembro para compras natalinas

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

As principais cidades da área de cobertura do SRC já definiram a programação especial de abertura do comércio em dezembro, por causa do período natalino. A intenção dos lojistas é dar mais tempo para que os consumidores façam as compras de Natal, evitando grandes aglomerações, por conta da pandemia da covid-19.

A crise na saúde pública, aliás, prejudicou o período de abertura do comércio no estado de São Paulo. Com a atualização do Plano São Paulo de flexibilização da economia na última segunda-feira, as regiões das DRS II (Araçatuba), que compreende além de Araçatuba, municípios como Andradina e Birigui; e da DRS VI (Bauru), que abrange o município de Lins; permaneceram na fase 3 (amarela), que permite a abertura de lojas, shoppings, bares, restaurantes, salões de beleza e academias por apenas 10 horas diárias e com capacidade limitada de 40%.

Com isso, em algumas cidades não haverá a tradicional abertura do comércio até às 22h, como ocorreu em anos anteriores. A exceção é o município de Andradina, que adotará horário mais estendido, beneficiando a economia local.

O período natalino é considerado o melhor período de vendas do ano em todo o Brasil. Com o 13º salário pago pelas empresas aos trabalhadores, a expectativa é que haja mais dinheiro circulando no comércio e a possibilidade de compras aumenta, impulsionadas pela data, a mais tradicional para a compra de presentes e realização de confraternizações.

Araçatuba

Em Araçatuba, uma reunião ocorrida na última quarta-feira entre a diretoria da Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba, presidida por Feiez Nasser, e empresários que mantém seus estabelecimentos no principal corredor comercial da cidade, definiu horários os horários do calçadão.

Já o Sincomércio e o Sincomerciários se reuniram nesta quinta-feira com membros do governo municipal para consolidação dos horários.

Com a impossibilidade da abertura das lojas acima de 10 horas, devido ao Plano São Paulo e a decreto municipal, as lojas ficarão abertas de segunda à sexta, das 10h às 20h, a partir do dia 7 de dezembro.

O horário especial será inaugurado neste sábado, dia 5, quando o comércio ficará aberto das 9h às 16h. Os dois sábados seguintes, porém, dias 12 e 19 de dezembro, terão os estabelecimentos abrindo entre 9h e 18h. As lojas abrirão também aos domingos, dias 13 e 20 de dezembro, das 9h às 15h.

No dia 24, véspera do Natal, as lojas abrirão das 9h às 18h. Dia 25 o comércio permanecerá fechado, enquanto no dia 26, sábado, a abertura ocorrerá das 12h às 18h.

A partir do dia 27, a primeira segunda-feira após o Natal, as lojas voltam a funcionar em horário normal, das 9h às 18h, com exceção do dia 31, véspera do Ano Novo, quando abrirão das 9h às 16h. Após ficarem fechadas no dia 1, as lojas voltam a atender no dia 2, das 12h às 18h.

O Calçadão de Araçatuba ganhará iluminação e enfeites de Natal durante o período, como forma de atrair o público.

Andradina

Em Andradina, a Associação Comercial e sindicatos ligados ao comércio da cidade decidiram manter o horário já tradicional para compras de Natal no mês de dezembro. O horário, porém, ainda pode sofrer alterações por parte da prefeitura.

Segundo a associação comercial andradinense, a partir do dia 14 de dezembro, segunda-feira, as lojas do comércio de Andradina ficarão abertas das 9h às 22h. Este horário ficará em vigor até a sexta-feira, dia 18, além dos dias 21, 22 e 23.

No sábado, dia 19, o comércio funcionará das 9h às 18h, assim como no dia 24, quinta-feira, véspera de Natal. As lojas não vão funcionar nos dias 25 e 1º de janeiro. Dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, as lojas funcionam das 9h às 14h. Nos dias 28, 29, 30 e 31, a abertura será em horário normal, das 9h às 18h.

Birigui

O horário do comércio no mês de dezembro em Birigui seguirá uma linha parecida com a vizinha Araçatuba, começando o seu período de horário especial no dia 7 e mantendo a abertura por apenas 10 horas, de acordo com o plano estadual.

Segundo a ACIB, Associação Comercial e Industrial de Birigui, de segunda à sexta, as lojas funcionarão das 10h às 20h, a partir do dia 7 até o dia 23 de dezembro. Aos sábados, a abertura será das 9h às 16h, e no domingo, dia 20, o comércio abrirá especialmente das 9h às 14h.

Nos dias 24 e 31, o período de funcionamento das lojas será das 9h às 16h, mantendo os estabelecimentos fechados nos dias 25 e 1º de janeiro. Nos dias 26 e 2, a abertura ocorrerá no horário normal de sábados, das 9h às 14h.

Lins

O município de Lins foi o primeiro a iniciar o funcionamento especial do comércio devido ao Natal. Em acordo entre a Associação Comercial Linense e a prefeitura, as lojas já estão abrindo desde a última quarta-feira (2) das 10h às 20h.

O horário especial seguirá até o dia 23 de dezembro, sendo que ficou definido que, neste período, aos sábados e domingos e no dia 24 de dezembro, o horário de atendimento será livre, desde que não seja ultrapassado o período de 10 horas de funcionamento de um mesmo estabelecimento.

Três Lagoas

Em Três Lagoas, um acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Empregados do Comércio, definiu que o trabalho especial das lojas começará a partir do dia 10 de dezembro. No estado de Mato Grosso do Sul não há restrição definida pelo governo estadual para funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Nos dias 10 e 11, as lojas vão funcionar das 8h às 21h. No dia 12, sábado, será das 9h às 14h.

A partir do dia 14, segunda-feira, o comércio funcionará das 8h às 22h, até o dia 23. No sábado, dia 19, o funcionamento será das 8h às 16h, e no domingo, dia 20, das 8h às 15h.

Na véspera do Natal, dia 24, os lojistas abrirão suas portas das 8h às 16h, sendo que a partir do dia 28, o expediente voltará ao normal, das 8h às 18h. Nos sábados, dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, as lojas funcionarão das 12h às 16h.

ESPECIAL – Tradicional abertura noturna do comércio será mais curta em cidades como Araçatuba, Birigui e Lins

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba se aproxima de uma morte diária por covid-19 desde o primeiro registro

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Foram confirmados 80 novos casos de covid-19 e 4 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *