Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Centro POP atende 15 pessoas em situação de rua na primeira semana da Operação Noites Frias
    • Comissão Especial da Câmara divulga relatório sobre atuação de agentes de Saúde
    • Mobilidade Urbana informa interdições temporárias de vias entre quarta e quinta
    • Câmara de Araçatuba aprova criação do cargo de Comandante Geral da Guarda Municipal
    • Prefeitura de Birigui abre alojamento provisório de inverno
    • Temporal e ventania causam estragos em Andradina; indústria e parque aquático foram atingidos
    • Operação da Polícia Civil desarticula esquema de desvio de máquinas de cartão e prende 7 suspeitos
    • Prefeitura vai enviar anteprojeto de lei à Câmara que prevê doações de terrenos dos distritos industriais aos empresários
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Cidadania é vacina no trânsito
    Araçatuba

    Cidadania é vacina no trânsito

    By jornalistacrispim22 de setembro de 2021Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    NETO MASCELLANI

    Apesar de, felizmente, a pandemia estar perdendo fôlego, ainda assim o País amarga milhares de casos de contaminação e centenas de óbitos. Em dias como 2ª-feira, quando todas as perdas não são contabilizadas no fim de semana, o consórcio de veículos da imprensa costuma divulgar em torno de 250 vítimas das variantes do Coronavírus.

     

    Acredite se quiser, mas este número macabro chega a ser inferior ao que o Infosiga (sistema de dados gerenciado pelo programa Respeito à Vida) registrou de mortos no trânsito em noites de sábado e domingo no período de janeiro de 2019 a julho de 2021.

     

    São 378 óbitos de condutores que perderam a vida com suspeita de embriaguez de um total de 892 mortes. Ou seja, 42% das ocorrências. Dessas vítimas 18% são motoristas de 18 a 24 anos. Não tem como se acostumar com essa tragédia urbana, embora esteja em curso hoje a banalização da morte.

    Para se ter uma ideia da chaga social, o valor gasto ano a ano com internações relacionadas a acidentes de trânsito bate em torno de R$ 320 milhões por ano no Brasil e atinge um montante de R$ 70 milhões somente no Estado de São Paulo. Uma aberração!

     

    A única vacina que efetivamente salva vidas – tema desta Semana Nacional de Trânsito – chama-se cidadania. O remédio milagroso não depende de IFA (insumo farmacêutico ativo) de laboratório de multinacional para imunizar a população. É o antídoto para dar um basta nesta assustadora escalada de óbitos.

    Embora a educação para o trânsito não seja uma atribuição exclusiva dos Detrans, conforme dispõem os artigos 74 e seguintes do CTB, enquanto presidente do Detran e da Associação Nacional dos Detrans (AND), tenho acompanhado o empenho dos meus pares em investir pesado em campanhas para formar o cidadão.

     

    É um trabalho hercúleo, desde à infância, que visa habilitar condutores com o mínimo grau de cidadania no trânsito. O que se busca é uma formação mínima que comece nos bancos de sala de aula e transmita para as crianças a importância do respeito às leis.

     

    Aqui em São Paulo, o Detran.SP renovou convênios com prefeituras em duas frentes: uma, em parceria com a Fundação Mapfre, com ações educativas para reduzir os índices de sinistros de trânsito. E outra ação com a Fundação Volkswagen, cujo objetivo é contribuir para solucionar desafios reais da mobilidade urbana.

     

    Não se avança no trânsito seguro com um programa apenas e com ações isoladas, sem sinergia. É em regime de parceria, como fazemos com a Polícia Militar há 30 anos com o premiado Clube do Bem-te-vi, que você começa a formar condutores responsáveis a partir do ensino fundamental.

    São Paulo só registrou também uma queda de 32% nos óbitos em sinistros de trânsito na Década de Ação para Segurança no Trânsito 2010-2020 graças às ações do Respeito à Vida, que tem merecido toda a atenção do governador João Doria e do vice Rodrigo Garcia.

     

    Os convênios com 304 municípios geraram mais de 10 mil projetos para melhorias viárias, além de iniciativas de educação e fiscalização, sendo 5 mil concluídas. Foram investidos mais de R$ 114 milhões. A meta em 2022 é repassar mais R$ 500 milhões.

     

    O tratamento para um trânsito ainda doente passa por educação e investimento, mas também por capacitação, sinalização e cidadania, acima de tudo. Temos avançado, mas ainda há um longo e sinuoso caminho a percorrer até a cura.

    Neto Mascellani é diretor-presidente do Detran.SP e da Associação Nacional dos Detrans

     

     

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticlePolícia Rodoviária desenvolve ações da Semana Nacional de Trânsito
    Next Article Santa Casa de Araçatuba coloca usina de energia solar em funcionamento
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Araçatuba

    Centro POP atende 15 pessoas em situação de rua na primeira semana da Operação Noites Frias

    24 de junho de 2026
    Araçatuba

    Comissão Especial da Câmara divulga relatório sobre atuação de agentes de Saúde

    24 de junho de 2026
    Araçatuba

    Mobilidade Urbana informa interdições temporárias de vias entre quarta e quinta

    23 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.