Campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’ segue até a quarta-feira

Compartilhe esta notícia!

VITOR MORETTI – ARAÇATUBA

Eles já ajudam a população todos os dias nas ruas, aconteça o que acontecer, faça sol ou faça chuva. Seja por um incêndio, um acidente ou até em ocorrências mais simples do cotidiano. Mas, além de tudo isso, o Corpo de Bombeiros decidiu ajudar, ainda mais, só que de uma forma diferente: doando sangue.

A campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’ começou no último dia dois de julho e vai até o próximo dia 31, quarta-feira, em todo o estado de São Paulo. Na nossa região não poderia ser diferente. Em todos esses dias, integrantes da corporação se revezaram nas cidades pertencentes ao 20ª° Grupamento dos Bombeiros para irem até os hemocentros mais próximos e realizaram mais um ato de amor e solidariedade.

Bombeiros de Araçatuba, Birigui, Penápolis, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Andradina participaram da campanha. Quase todos os dias, as equipes se revezavam e compareciam até os locais para as doações. De acordo com o tenente da corporação em Araçatuba, Romel Chaparro, essa é uma forma de divulgar a importância da ação.

“Além de estarmos fazendo um ato de solidariedade, também alertamos a população sobre a importância de se doar sangue”, disse em entrevista.

A campanha é realizada nessa época do ano, justamente pela baixa procura de doadores. A consequência disso tudo é que o estoque fica muito baixo, colocando até mesmo em risco a vida de outras pessoas que precisam urgentemente de uma transfusão, por exemplo.

“Não dói nada, é muito rápido e salva dezenas de vida. Por isso, nós dos Bombeiros ficamos empenhados durante todo o mês de julho para trazer esse alerta e ajudar o próximo”, concluiu o tenente.

A campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’ já existe no estado desde 2004. Desde então, 213.180 doações foram realizadas para ajudar os estoques dos hemocentros em todo o estado.
REQUISITOS

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.
Os requisitos para doação de sangue são:
· Estar em boas condições de saúde
· Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
· Pesar no mínimo 50kg
· Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
· Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
· Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Diretoria inicia ações da ‘semana Nacional de Trânsito’

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS É celebrado este ano entre os dias 18 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *