Home Cidades Araçatuba Campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’ segue até a quarta-feira

Campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’ segue até a quarta-feira

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

VITOR MORETTI – ARAÇATUBA

Eles já ajudam a população todos os dias nas ruas, aconteça o que acontecer, faça sol ou faça chuva. Seja por um incêndio, um acidente ou até em ocorrências mais simples do cotidiano. Mas, além de tudo isso, o Corpo de Bombeiros decidiu ajudar, ainda mais, só que de uma forma diferente: doando sangue.

A campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’ começou no último dia dois de julho e vai até o próximo dia 31, quarta-feira, em todo o estado de São Paulo. Na nossa região não poderia ser diferente. Em todos esses dias, integrantes da corporação se revezaram nas cidades pertencentes ao 20ª° Grupamento dos Bombeiros para irem até os hemocentros mais próximos e realizaram mais um ato de amor e solidariedade.

Bombeiros de Araçatuba, Birigui, Penápolis, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Andradina participaram da campanha. Quase todos os dias, as equipes se revezavam e compareciam até os locais para as doações. De acordo com o tenente da corporação em Araçatuba, Romel Chaparro, essa é uma forma de divulgar a importância da ação.

“Além de estarmos fazendo um ato de solidariedade, também alertamos a população sobre a importância de se doar sangue”, disse em entrevista.

A campanha é realizada nessa época do ano, justamente pela baixa procura de doadores. A consequência disso tudo é que o estoque fica muito baixo, colocando até mesmo em risco a vida de outras pessoas que precisam urgentemente de uma transfusão, por exemplo.

“Não dói nada, é muito rápido e salva dezenas de vida. Por isso, nós dos Bombeiros ficamos empenhados durante todo o mês de julho para trazer esse alerta e ajudar o próximo”, concluiu o tenente.

A campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’ já existe no estado desde 2004. Desde então, 213.180 doações foram realizadas para ajudar os estoques dos hemocentros em todo o estado.
REQUISITOS

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.
Os requisitos para doação de sangue são:
· Estar em boas condições de saúde
· Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
· Pesar no mínimo 50kg
· Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
· Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
· Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

 


Compartilhe esta notícia!