COMÉRCIO - Lojas em Araçatuba funcionam na segunda e fecham na terça-feira

Bancos e lotéricas abertos na segunda, comércio fechado na terça; confira o que abre e fecha

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O feriado prolongado do dia de finados terá comércio, bancos, correios e casas lotéricas abertos na segunda-feira (1) e fechados na terça-feira (2). Repartições públicas municipais e órgãos públicos ficam fechados nos dois dias, com exceção dos órgãos de saúde de urgência e emergência e de segurança. Supermercados abrem nos dois dias em horários distintos, assim como os shoppings.

Após dois feriados seguidos com autorização para funcionamento, o comércio de Araçatuba não abrirá as suas portas na próxima terça-feira, dia do feriado. Nesta segunda, as lojas funcionam em horário normal, das 9h às 18h, porém, na terça, os estabelecimentos comerciais ficaram fechados.

De acordo com convenção coletiva de trabalho entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicado dos Empregados do Comércio em Araçatuba, a abertura só será autorizada neste restante do ano para os feriados dos dias 15 de novembro (Proclamação da República), 20 de novembro (Consciência Negra) e 2 de dezembro (Aniversário de Araçatuba). No dia 2 de novembro e nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2022, as lojas devem permanecer fechadas. As medidas valem também para o Multi Shop.

Já os shoppings da cidade estarão abertos nos dois dias. Tanto o Shopping Praça Nova quanto o Araçatuba Shopping atendem em horário normal na segunda, das 10h às 22h, e na terça-feira a abertura será em horário de feriado, com quiosques e lojas abrindo das 13h às 19h e a praça de alimentação das 11h às 22h.

Saúde

Os órgãos de saúde não essenciais, como unidades básicas de saúde por exemplo, que realizam atendimentos que não são de urgência e emergência, estarão fechadas nos dois dias, segunda e terça-feira, reabrindo apenas na quarta-feira (3), a partir das 7h.

Já os demais órgãos de saúde, como pronto-socorro municipal, Santa Casa de Misericórdia, bem como o Hospital Unimed, seguirão com seus atendimentos normais, rotina de internações, e de cirurgias de urgência e emergência.

Quanto à vacinação contra a covid-19, não haverá imunização em Araçatuba nesta segunda e terça-feira. A partir de quarta-feira, a vacinação será feita apenas no Hospital Municipal, de segunda à sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h. Os pontos de imunização do Praça Nova, Araçatuba Shopping, Multi Shop e UBS Taveira, que funcionaram até ontem, foram desativados.

Bancos e correios

De acordo com a Febraban, a Federação Nacional dos Bancos, nesta segunda-feira (1), o atendimento nas agências bancárias será normal, com todas elas sendo fechadas para o atendimento ao público na terça-feira, dia do feriado. Neste dia, o atendimento ocorrerá apenas por internet banking, mobile banking e pelos caixas eletrônicos.

As casas lotéricas também funcionam para apostas, saques e pagamento de contas na segunda-feira e ficam fechadas na terça. Para pessoas que possuem contas que vencem no dia 2, será possível pagar no dia 3 de novembro sem o acréscimo de multa.

Quanto aos correios, as agências funcionam normalmente na segunda, das 9h às 17h, incluindo o serviço de entregas. Na terça-feira, os trabalhos ficam paralisados, retornando ao normal na quarta-feira.

Supermercados

Os supermercados de Araçatuba abrirão suas portas nos dois primeiros dias do mês. Na segunda, dia 1, a abertura das lojas do seguimento se dará em horário normal, sendo que cada uma seguirá seu horário habitual. Em Araçatuba, será possível encontrar lojas abertas entre 7h30 e 23h.

Já na terça-feira, apesar de estarem abertos, os supermercados seguirão o horário relativo a domingos e feriados, com tempo de funcionamento menor em relação aos dias úteis. Será possível encontrar supermercados abertos neste dia das 7h30 às 21h.

Repartições Públicas

Em Araçatuba, o ponto facultativo relacionado ao dia do servidor público municipal foi transferido para esta segunda-feira, dia 1. Portanto, nenhuma repartição pública irá funcionar nos dois primeiros dias de novembro.

O Atende Fácil também fica fechado nos dois dias. O atendimento normal voltará apenas na quarta-feira.

Escolas

Não haverá aulas na rede municipal e estadual de ensino na segunda e terça-feira. Na quarta-feira (3), as atividades retornam e com a liberação, por parte do governo estadual, do distanciamento de 1 metro entre os alunos. Com isso, será possível o retorno de 100% dos alunos de forma presencial às salas de aula, com exceção de alunos que possuam comorbidade comprovada por laudo médico.

As escolas da rede particular seguirão suas respectivas programações.

BANCOS – Atendimento em agências será normal na segunda; terça apenas caixas

 

Veja também

Central de Agendamento de teste Covid-19 será desativada

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devido ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *