20.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 26, 2022

Araçatuba ultrapassa os 900 casos de dengue e já vive epidemia

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba teve mais 223 casos de dengue nesta semana e já vive uma situação de epidemia da doença neste ano. Ao todo, o município soma 943 ocorrências da enfermidade causada pela picada do mosquito aedes aegypti. 

Com os novos dados divulgados nesta sexta-feira (8) pela vigilância epidemiológica, o mês de março teve um novo crescimento de casos com a confirmação de mais ocorrências que estavam em investigação.

O terceiro mês do ano tem, até o momento, confirmadas, 693 ocorrências da doença. São ainda 64 ocorrências em janeiro, 139 em fevereiro e outras 47 nos primeiros 8 dias do mês de abril.

Araçatuba já confirmou a morte de um homem de 50 anos, que faleceu no dia 7 de março após internação em hospital, e investiga outra morte, e um homem de 77 anos, falecido no dia 27 de março. Uma amostra foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o município aguarda a confirmação ou não.

No ano passado, Araçatuba teve 1.258 casos de dengue ao longo dos 12 meses. A última epidemia da doença foi em 2019, quando 7.879 pacientes foram infectados na cidade. 

A situação já pode ser considerada uma epidemia, já que a cidade teve mais de 300 casos suspeitos de dengue por três semanas consecutivas. 

Os locais com maior incidência de casos de dengue em Araçatuba estão na Zona Sul da cidade, em bairros como Morada dos Nobres, Pedro Perri, Jussara, Lago Azul, dentre outros, porém, a doença já está disseminada em toda a cidade e região. 

O aumento de chuvas neste ano em relação ao ano passado e a recusa de moradores de receberam visitas de agentes de saúde nas residências são alguns dos fatores apontados como os principais para o estouro de casos de dengue em Araçatuba. 

Birigui

Araçatuba chega ao estado de epidemia de dengue na mesma semana em que a vizinha cidade de Birigui também teve o mesmo diagnóstico por parte de sua secretaria de saúde.

Com 824 casos em 2022 e uma morte já confirmada, a pasta também informou que a cidade também já vive um estado de epidemia. 

Birigui ainda registra 2.200 notificações, sendo 380 casos negativos e 996 que ainda estão em investigação. Em 2021, foram 631 casos de dengue e uma morte em Birigui. 

09

Ultimas Noticias