23.7 C
Araçatuba
domingo, agosto 7, 2022

Após longo período crítico, reservatórios da região superam 60% de volume útil

ANTÔNIO CRISPIM

Depois de longo período, o nível dos reservatórios das usinas de Ilha Solteira (Rio Paraná) e Três Irmãos (Rio Tietê) passou dos 326 metros e superou o volume útil de 60%. Desde o fim de outubro de 2020 que os dois reservatórios não registravam volume útil superior a 60%. No primeiro quadrimestre do ano passado chegou a 52% e depois começou a cair.

Em 14 de setembro de 2021, o reservatório de Ilha Solteira chegou ao nível 322,94 metros e a 0% de volume útil. Já no dia seguinte foi a vez do reservatório de Três Irmãos chegar a 326,96 metros e a 0% de volume útil. A queda no volume teve como consequência a suspensão da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná no final de agosto do ano passado. A navegação só foi retomada no dia 15 de março deste ano.

 

RECUPERAÇÃO

 O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado no início desse mês trazia previsão de que os reservatórios localizados na região Sudeste/Centro-Oeste chegariam a 62,1% de volume de água, no final no fim de julho, após encerrar o mês de junho com o melhor índice dos últimos dez anos. No ano passado, neste mesmo período, os reservatórios desta região estavam com 29,09% de água. No entanto, pelo menos dois reservatórios chegaram a essa marca bem antes.

A reportagem apurou que na quinta-feira (14), última data de registro do ONS, o reservatório de Ilha Solteira 62,86% de volume útil e nível de 326,24 metros e o reservatório de Três Irmãos estava com 63,19% e nível de 326,27 metros.

De acordo com o ONS,  os resultados atuais são reflexos do bom período chuvoso e da atenta operação realizada durante o período de crise de escassez hídrica pelo Operador, em parceria com outros gestores do setor elétrico.

A recuperação do volume de área dos reservatórios é muito importante, pois permite o uso da água para diferentes finalidades. Na região há muitas propriedades com sistemas de irrigação, além de Araçatuba que capta água para abastecimento de parte da população e a hidrovia. Muitas cidades têm no turismo uma importante fonte de renda e a queda do nível dos reservatórios comprometeu a atividade.

16

Ultimas Noticias