54,9% das pessoas que participaram de programa largaram o cigarro

O Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista da Secretaria de Saúde de Araçatuba já livrou, desde o início de suas atividades em junho de 2012, 276 pessoas do vício do cigarro. Foram 706 pessoas participantes até o momento, mas nem todos chegaram ao fim do tratamento e muitos que chegaram, não conseguiram largar. Diante disso, o número é uma vitória para o programa, pois representa 54,9% das 502 pessoas que concluíram o tratamento oferecido pela Prefeitura. O resultado é motivo de comemoração, principalmente por ter sido divulgado nesta terça-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada em 1986 pela Lei Federal 7488 e a partir dela o hábito de fumar começou a ser tratado como problema de saúde coletiva.

O Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista é ligado ao Ambulatório de Saúde Mental. Para participar basta entrar em contato e fornecer nome e telefone. Como a demanda é grande, a equipe agendará um retorno. Cerca de 100 pessoas aguardam na lista de espera para participar, o que costuma demorar até 6 meses. Ele consiste em uma entrevista individual e participação em quatro sessões de grupo de 10 a 15 pessoas, uma vez por semana. São realizadas consultas médicas durante o tratamento e após as quatro reuniões os participantes são agendados para a manutenção, que ocorre uma vez por mês durante um ano.

A maioria dos usuários são mulheres com idade entre 41 e 60 anos (67%). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, muitos participantes procuram o programa durante o tratamento de algum tipo de câncer ou com histórico de outras enfermidades, como infarto, derrame, enfisema pulmonar e problemas vasculares. O tratamento dura cinco meses e os medicamentos são disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura. São receitados o cloridrato de bupropiona, adesivo de nicotina e goma de mascar. As reuniões acontecem no Ambulatório Regional de Saúde Mental de Araçatuba, que fica na Rua Bahia, 472, no Jardim Sumaré. O telefone para contato é o 3624-5565.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

Veja também

Ritinha Prates recebe visita de empreendedor do projeto Caçadores de Bons Exemplos

DA REDAÇÃO – Araçatuba De passagem por Araçatuba, onde veio ministrar palestra no Dia de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *