Legenda: PREOCUPAÇÃO - Com aumento de casos de coronavírus, direção da Santa Casa vai aumentar capacidade de atendimento

Santa Casa de Andradina quer dobrar leitos de UTI para covid-19

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ANDRADINA

Após ter chegado na semana passada à sua lotação máxima e estar, no momento, com 80% da capacidade de sua UTI para tratamento de covid-19 ocupada, a direção da Santa Casa de Andradina já está negociando a ampliação dos leitos de UTI no local.

A intenção é dobrar a ocupação do hospital para o atendimento de pacientes com sintomas mais graves da doença na região.

De acordo com o coordenador da UTI Covid da Santa Casa de Andradina, o Dr. Rafael Marão, a intensão do hospital é abrir mais 10 leitos de UTI. Atualmente, o local dispõe de 10 leitos para tratamento de pacientes acometidos pela doença.

“A administração do hospital está em negociação para a abertura de mais 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva para o atendimento dos pacientes de covid em virtude da alta demanda que nós estamos tendo de casos”, afirmou em vídeo gravado pela assessoria de imprensa do local.

Segundo números divulgados no final da tarde desta terça-feira, o hospital público de Andradina está com 8 pessoas internadas na UTI em tratamento contra o coronavírus, ocupando 80% dos leitos da unidade hospitalar.

“É provável que aconteça esse aumento do número de leitos devido à gravidade dos pacientes e devido ao aumento do número de casos”, completou o coordenador Rafael Marão.

Ainda segundo a assessoria do hospital, falta apenas a liberação da DRS II, a Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba, para a confirmação da abertura de novos leitos na unidade hospitalar.

Outras 7 pessoas permanecem internadas na enfermaria do local, ocupando pouco mais de 77% dos 9 leitos disponíveis nesta ala. A Santa Casa ainda possui outros 6 leitos, sendo 4 destinados à pediatria e 2 destinados a convênios.

A Santa Casa de Andradina é referência no atendimento para toda a região, recebendo pacientes de cidades vizinhas como Murutinga do Sul, Castilho, Guaraçaí e Nova Independência.

Apelo

Na semana passada, em outro vídeo divulgado nas redes sociais do hospital, o coordenador da UTI Covid da Santa Casa de Andradina havia feito um apelo à população para a manutenção das medidas preventivas contra a doença, como o uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento social.

O vídeo foi divulgado quando a Santa Casa Andradinense atingiu 100% de ocupação em seus leitos de UTI Covid, na última quinta-feira.

“A realidade hoje da Santa Casa de Andradina é complicada como a gente vem observando na maior parte do país. Isso que vem acontecendo é o que a gente temia já há algumas semanas em virtude das aglomerações que foram realizadas no final de ano, no carnaval”, disse na semana passada o Dr. Rafael Marão.

Na oportunidade, o coordenador também alertou para o esgotamento físico da equipe de saúde, que tem trabalhando incessantemente desde o início da pandemia na região, em março do ano passado. Segundo ele, não há profissionais suficientes para uma maior rotatividade da equipe.

“Há falta de mão de obra, por isso os profissionais nem tem a opção de tirar uma folga, ter um descanso, ou nem mesmo de ficar doente, porque não tem quem colocar no lugar deles, porque isso agrava a situação”, completou.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

COMO O TRABALHO EMOCIONAL ATINGE AS MULHERES ATUALMENTE

Compartilhe esta notícia!JÉSSICA BRANDÃO Se você, assim como eu, está sempre disponível para outras pessoas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *