DIMINUIÇÃO - Queda de internações na Santa Casa chega a 18 pontos percentuais desde março

DRS de Araçatuba chega a menos de 60% de ocupação de leitos

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O Departamento Regional de Saúde de Araçatuba chegou ao patamar mais baixo de ocupação de leitos de UTI covid em um período de quase 5 meses. O avanço na vacinação nos 40 municípios que fazem parte da DRS fez diminuir o número de internações nos principais hospitais da região. 

Nesta segunda-feira (19), pelo terceiro dia consecutivo, o índice de ocupação de leitos de UTI do DRS 2, ficou abaixo dos 60%. Ontem, a taxa de leitos ocupados nas UTIs da região estava em 59,7%, sendo que desde sábado (17) os municípios da região já registram índices na casa dos 50%. 

Desde o dia 24 de fevereiro que os números do DRS de Araçatuba não ficavam tão baixos. Naquele dia, a taxa de leitos ocupados estava em 58%. 

Os dados atuais colocaram a região de Araçatuba na quinta posição entre as que registram mais desocupação das UTIs, só ficando atrás de Registro (34,4%), Baixada Santista (40%), Grande São Paulo (57,2%) e Taubaté (57,4%).

O número de leitos ocupados nas enfermarias é ainda mais baixo na região, com apenas 32,8% do espaço sendo utilizando para tratamento de pacientes com casos mais leves de covid-19. 

No município de Araçatuba, dados divulgados pelos dois principais hospitais também demonstram a queda na procura por atendimento de casos de covid-19. Na Santa Casa, por exemplo, a media de internação, que chegou a pico de 94,7% no mês de março, o período mais crítico da pandemia desde o seu início, agora está em media de 76%, tendo baixado mais de 18 pontos percentuais.

Já o Hospital Unimed internou 40 novos pacientes até a metade deste mês de julho, enquanto no mês de março o número de internações chegou a 262 contabilizando os 31 dias daquele mês. Proporcionalmente aos dias analisados, a queda observada nas duas primeiras quinzenas de julho é de 69%.

O mesmo movimento foi observado em Andradina. A Santa Casa do município ficou mais de 3 meses com 100% de sua ocupação nos leitos de UTI. Desde o dia 8 de julho, porém, estes índices baixaram, sendo que atualmente há 30% de leitos desocupados na terapia intensiva do local. 

Segundo os principais hospitais da região, em Araçatuba, Birigui, Penápolis, Andradina e Mirandópolis, foi registrada uma baixa importante de internações de pacientes idosos, acima de 60 anos, já que em algumas destas cidades, este público já foi completamente imunizado com as duas doses da vacina.

Além disso, diversas cidades do DRS 2 já ultrapassaram a marca de 50% de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose. Em Araçatuba, por exemplo, 53,3% da população já tomou uma das doses. 

Em Penápolis, este índice está em 52,17%. Andradina também já ultrapassou a marca de 50% do público alvo com uma dose do imunizante já aplicada.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Sindicato e vereadores discutem criação de cartilha de cuidados para o comércio durante a pandemia

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Com as lojas do comércio funcionando em horário normal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *