23.7 C
Araçatuba
domingo, agosto 7, 2022

Desfile cívico e shows de aniversário terão ala para idosos e pessoas com deficiência

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Durante os eventos do dia 11 de julho, dia do aniversário de 85 anos de Andradina, idosos e pessoas com deficiência terão um local reservado para que possam aproveitar o Desfile Cívico, shows e espetáculo pirotécnico.

A comemoração de aniversário de Andradina, que começou nessa segunda-feira (27) com apresentação de uma atualização do hino da cidade, na Câmara Municipal, é o primeiro festejo inclusivo da história da cidade,

A área vai contar com cobertura e assentos, além de providências com acessibilidade e um bom posicionamento em relação ao palco do evento de forma que o público alvo da estrutura não precise passar pelo meio da multidão para acessar seus lugares.

O espaço terá segurança e estará próximo à tenda médica instalada no evento. Segundo o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, André Ricardo Lopes, que é presidente da Comissão de Festejos, o objetivo do governo, com essas medidas, é permitir mobilidade, acessibilidade e inclusão.  “Queremos garantir que as pessoas com deficiência e idosos tenham acesso à cultura e ao lazer, assim como as demais pessoas. Essa ação do governo é para não limitar o acesso das pessoas a determinados acontecimentos e lugares”, afirmou.

Esta é uma iniciativa inédita na região, porque apesar de ser lei oferecer um espaço reservado para pessoas com deficiência, as cidades acabam não cumprindo a determinação.

A cidade também será a primeira do noroeste paulista a celebrar uma festa popular sem a utilização de fogos com estampido. A medida é inclusiva para pessoas com transtorno do espectro do autismo, já que elas costumam ser mais sensíveis a sons altos e a explosão dos fogos costumam deixá-los muito agitados. A mesma lei defende a causa animal pelos efeitos do estampido dos fogos em cães e gatos.

A queima de fogos acontece entre o Desfile Cívico e a apresentação musical de Jeferson Morais e Thainá Bitencourt no prolongamento da Avenida Guanabara. Para facilitar a locomoção dos andradinenses para a arena do desfile e show, uma ônibus circular estará levando as pessoas para o local da festa.

 A adoção desse tipo de comemoração, “sem agressão sonora” vem de encontro ao pensamento e luta de entidades como a APPAR, entidade em defesa da causa animal no município e da AMA, associação de apoio a portadores de autismo no município.

 

Pet Stop

Quem quer curtir os festejos de Andradina ao lado do seu Pet também vai contar com uma novidade nos festejos. A parceria do Governo de Andradina e os empresários Ana Paula Citro e Denis Marinho (Rusticão Rações) vai criar um espaço especial onde os animais possam descansar na sombra e ainda receber um pouco de ração e água. 

O Pet Stop também será instalado no evento do dia 09/07, Arte na Praça – Apresentação de Zamboni & Amigos no Memorial Adélio Sarro, a partir das 9 horas.

 

Ultimas Noticias