20.2 C
Araçatuba
sexta-feira, junho 24, 2022

Castilho é destaque em saneamento básico

DA REDAÇÃO – CASTILHO

Saneamento básico é qualidade de vida, promoção da saúde e um fator essencial para o desenvolvimento econômico e social de uma cidade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada real investido em saneamento economiza-se nove reais em saúde. Em Castilho, buscar as melhores práticas e investir no setor é a prioridade da Águas Castilho.
Castilho é um dos poucos municípios brasileiros com 100% de coleta e tratamento de esgoto, além de água de qualidade para toda a população. “Temos muito orgulho em contribuir para o desenvolvimento da cidade e ver o quanto nosso trabalho gera bons resultados. A universalização do esgotamento sanitário mostra a importância do esforço que fazemos diariamente e reforça o nosso desejo de continuar trabalhando para proporcionar cada vez mais saúde e bem-estar para quem vive aqui”, diz Eduardo Caldeira, diretor da Águas Castilho.
Somente na área de esgoto, nos últimos anos, foram investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões para substituição de redes e ligações antigas, adequações das estações de tratamento e elevatórias de esgoto.
Já em água, os investimentos chegam a R$ 4 milhões para implantação de reservatórios, conservação de reservatórios já existentes, perfuração de novos poços, instalação de macromedidores na rede de abastecimento e automação para obter um melhor controle da pressão da água, além da implantação da leitura dos hidrômetros por telemetria, que possibilita gerar com agilidade e precisão as faturas individuais dos moradores.
A qualidade da água distribuída em Castilho é aprovada pela Vigilância Sanitária e cumpre todas as exigências do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Para isso, a empresa investe em tecnologia de ponta e recursos avançados para garantir a qualidade da água que chega às torneiras dos castilhenses. Dentro do plano de melhorias da concessionária, está em construção um novo laboratório na sede da empresa, no qual são realizadas 1,2 mil análises por mês.

Saiba como é feito o cálculo da conta de água que chega na sua casa
Para abastecer diariamente as casas de Castilho, a Águas Castilho reajusta a tarifa de abastecimento de água anualmente. É importante que a população saiba que o cálculo é composto por diversos fatores como índices inflacionários, mão de obra e, principalmente, pela energia elétrica já que são consumidos 63,4 mil kWh, sendo 96% para a produção e distribuição de água para os moradores. De 2017 pra cá, a energia elétrica subiu 26%. Além de custos associados ao serviço, como insumos, equipamentos e manutenção.
Todo reajuste obedece às regras previstas no Contrato de Concessão assinado entre a empresa e a Prefeitura Municipal de Castilho.
Em caso de dúvidas, a população deve procurar o setor de atendimento ao cliente da Águas Castilho, localizado na avenida Presidente Vargas, 20, ou entrar em contato pelos telefones (18) 3741-9131 e 99615-1935 (whatsapp), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Ultimas Noticias