DETERMINAÇÃO - Bispo Dom Sérgio afirma que decisão foi tomada após reunião com presbíteros 

Bispo mantém missas com 80% de público na Diocese de Araçatuba e faz coro por vacinação

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em nota emitida nesta quarta-feira (18) para a Diocese de Araçatuba, o bispo Dom Sérgio Krzywy determina que as missas e encontros religiosos de Araçatuba prossigam com apenas 80% de ocupação de seus templos pelos fieis, além de seguir mantendo distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscaras dentro dos templos e a fornecimento de álcool em gel.

 

A determinação ocorre em um momento em que o governo do estado de São Paulo liberou atividades comerciais para trabalharem com 100% da capacidade e em horários livres de restrições. A medida valeria também para as celebrações religiosas, o que não será seguido pela comunidade católica de Araçatuba e região. Atualmente, a Diocese comanda as celebrações das paróquias e templos católicos em 19 municípios, dentre eles Araçatuba e Andradina.

 

A decisão foi tomada após reunião com o conselho de presbíteros da Diocese, onde, segundo ele, a maioria julgou mais prudente, por ora, manter as orientações que já vem sendo seguidas pela igreja desde o início do mês. 

 

“Nas celebrações litúrgicas, a participação presencial permanece restrita a 80% da capacidade do local, cuidando de manter o espaço sempre bem ventilado, insistindo no uso de máscaras, medição de temperatura e proporcionando aos presentes álcool em gel. Recomenda-se vivamente evitar aglomerações, em especial no final das celebrações”, afirmou o bispo no texto da nota.

 

O bispo também orienta na nota que encontros catequéticos das comunidades paroquiais sigam sendo feitos, em sua maioria, de forma online, sendo que mensalmente é possível realizar um encontro presencial por turma observando todos os protocolos de saúde e segurança. 

 

“Levando em conta as incertezas que ainda prevalecem, estas deliberações podem sofrer alterações, dependendo do estágio da pandemia”, explicou a nota. 

 

Além disso, no comunicado, Dom Sérgio fez côro com o Papa Francisco, líder mundial da igreja católica, e com a igreja do Brasil e da América Latina e pediu para que os fiéis se vacinem contra a covid-19. Em Araçatuba, uma das paróquias da igreja católica é ponto de vacinação contra a doença, a paróquia São Paulo Apóstolo. Na nota, Dom Sérgio afirma que o número de vacinados têm contribuído para a queda no número de casos e mortes por causa da pandemia. 

 

“A população acompanha, com alívio, a redução de casos, tanto em óbitos como em contágios, na pandemia de covid-19. O aumento em número de vacinados tem, certamente, contribuído para tão alvissaleira notícia”, celebrou o bispo na nota.  “Em sintonia com as enfáticas recomendações do Papa Francisco e dos Bispos do Brasil, eu, Dom Sérgio, vos exorto que motivem os fiéis a se apresentarem para receber as vacinas. Cuidar da própria saúde e da saúde do próximo é predicado moral”, citou em outro trecho. 

 

Cobertura

 

As orientações são válidas para 35 igrejas da comunidade católica da região que são comandadas pela Diocese de Araçatuba. São 12 delas na região pastoral de Araçatuba, 10 na região pastoral de Birigui, 7 na região pastoral de Guararapes e 6 na região pastoral de Andradina.

 

Em Araçatuba, as medidas valem para a Catedral Diocena Nossa Senhora Aparecida, e Paróquias Divino Espírito Santo, Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora de Fátima, Sant´Ana, Santo Antônio de Pádua, Santuário São João Batista e São Judas Tadeu, São Francisco de Assis, São Francisco e Santa Clara, São Paulo Apóstolo, São Sebastião e Senhor Bom Jesus da Lapa. 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Alternativas à carne bovina também ficam mais caras; carne de porco tem acréscimo de 25% em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA O consumidor está em um verdadeiro labirinto na hora …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *