Respiração, Qualidade de Vida e Saúde

PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

O sistema respiratório nos humanos é responsável, por meio da respiração pulmonar, pelas trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente. Isto ocorre com a entrada de oxigênio e saída de gás carbônico. A respiração pulmonar tem início pelas fossas nasais, após segue em direção à faringe, à laringe, à traqueia que se bifurca em dois brônquios, que penetram nos pulmões.
Os movimentos que compõe o processo respiratório são inspiração (entrada do ar) e expiração (saída do ar), que ocorrem de maneira tão automática que pouco é percebida pelas pessoas, assim como seus benefícios aos EU Biopsicossocial e Espiritual, ou seja, à saúde, os quais podem ser aproveitados quando realizada adequadamente em estado de repouso, de atividade física, de alerta, etc.
Isto ocorre porque uma respiração consciente melhora a oxigenação das células e tecidos do corpo, atua sobre o sistema nervoso autônomo que é o responsável pelas reações do corpo em situações de alerta, bem como do seu retorno ao estado normal. Curiosamente, agindo sobre os tecidos chegará à pele deixando-a com aspecto mais saudável e brilhosa, retardando seu envelhecimento, pois substâncias antioxidantes são produzidas durante o processo de respiração.
A respiração tem muito a ver com o estado emocional (saúde mental), mantém o cérebro em bom funcionamento, tem importância no combate ao estresse, à ansiedade e à depressão, e induz à calma. Quanto à saúde física fortalece a musculação respiratória e cardíaca (coração forte), ajudando na diminuição da pressão arterial, melhora a qualidade do sono, que significa dizer ter mais disposição e energia para enfrentar o dia seguinte com bom humor, e proporciona uma digestão mais confortável e eficiente, além de outros tantos benefícios.
Tudo isso explica por que os profissionais da saúde, cada vez mais, estão indicando exercícios respiratórios para tratamentos diversos. Como se observa, não basta somente manter a alimentação equilibrada e realizar atividades físicas, aliás para quem sempre tem uma desculpa para não fazer esforço físico, conhece agora mais uma maneira de promover Saúde e Qualidade de Vida sem muito sofrimento.
Quando decidir optar por um estilo saudável de vida certamente terá +Saúde e Vida Longa.

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

 

Veja também

Polícia Ambiental fiscalizou 30 pontos de venda de peixe

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Nos dias de 21 e 22 de outubro de 2021 a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *