Trio é detido após furto de macaco-prego na Unesp de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

Três jovens, dois deles irmãos, foram detidos na manhã dessa quarta-feira (5) depois de serem flagrados furtando macaco-prego na Unesp (Universidade Estadual Paulista), localizada às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Araçatuba. Segundo a polícia, um dos suspeitos é auxiliar de veterinário e possui passagens criminais por venda ilegal de animal silvestre.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL apurou que um vigilante da universidade fazia a ronda matutina quando percebeu a movimentação estranha. O funcionário flagrou um dos suspeitos deitado na grama com uma espécie de ‘armadilha’ para capturar os macacos. O autor utilizava uma gaiola, bastante parecida com aquela de transporte de cães.

Diante disso, ele decidiu ligar para a Polícia Militar. Nesse momento, os suspeitos perceberam que poderiam estar em risco e tentaram fugir por meio de uma estrada de terra. À essa altura já tinham conseguido capturar um macaco. Dois estavam dentro da universidade e o terceiro, que se apresentou como auxiliar de veterinário, dirigia um veículo Ford/Ecosport, alugado em Peruíbe.

As viaturas chegaram rapidamente e iniciaram uma breve perseguição. O trio foi abordado chegando ao bairro Alvorada. Durante a fuga, eles deixaram a gaiola cair e o macaco que estava lá dentro fugiu. Os três confessaram que eram da Baixada Santista, mas não revelaram a intenção de praticar o furto dos animais.

Em consulta, os PMs descobriram que todos já possuíam passagens por crimes ambientais e contra animais. A venda desse tipo de macaco, segundo a polícia, pode chegar a R$ 30 mil e muitas das quadrilhas especializadas nessas ações são da Baixada Santista, já que a região de concentração e tráfico de animais, alguns até mesmo para fora do país.

Os investigados foram levados até a delegacia e prestaram depoimento. O delegado plantonista acabou os liberando em seguida. A Polícia Civil abriu inquérito para dar prosseguimento aos trabalhos investigativos.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

PM prendem dupla após roubo a residência

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI Noite de sexta-feira, policiais militares de Birigui prenderam dois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *