17.7 C
Araçatuba
quarta-feira, junho 29, 2022

Baep faz treinamento com simulação de roubo em shopping de Araçatuba

Policiais militares do 12º Baep (Batalhão de Ações Especiais) realizaram na madrugada dessa sexta-feira (14) um treinamento de roubo com reféns em um shopping localizado no bairro Guanabara, em Araçatuba. A ação, bastante realística, contou com a utilização de tiros de festim, barulho de bombas, veículos e figurantes.

A simulação começou por volta de uma hora da manhã. As vias próximas ao shopping foram interditadas pela polícia. Algumas pessoas que estavam em estabelecimentos comerciais pararam para assistir aos trabalhos. O treinamento contou com a utilização de veículos, utilizados pelos criminosos fictícios.

Os supostos bandidos entraram no shopping, fizeram pessoas reféns e trocaram tiros com a polícia. Nesse momento, os policiais do Baep tinham a missão de salvar as vítimas e prender os criminosos. Foram utilizados tiros de festim. Mesmo assim, o barulho muito parecido com os de projéteis verdadeiros, chamaram a atenção.

A simulação ocorreu na área externa e interna do shopping. Foi possível acompanhar e avaliar a dinâmica de uma ocorrência de gravidade, caso venha a acontecer em um estabelecimento comercial marcado por muitas dificuldades de terreno. A simulação teve como objetivo o cunho preventivo e educativo.

GRAVE OCORRÊNCIA

Apesar da simulação, Araçatuba já foi palco de uma grave ocorrência que exigiu intervenção direta das equipes do Baep. Os ataques aos bancos na madrugada do dia 30 de agosto de 2021 demonstraram o treinamento tático das equipes, que evitaram o bloqueio do Batalhão e, assim, permitiu que os policiais se deslocassem com rapidez até o centro da cidade, epicentro de toda a situação.

Na ocasião, os bandidos ficaram encurralados e fugiram no sentido do bairro Engenheiro Taveira. Houve troca de tiros e um deles morreu durante o confronto. Nenhum policial militar se feriu durante a ação. Dias depois, outros dois suspeitos dos roubos também morreram em hospitais na região de Campinas.

Ultimas Noticias