O CicloVivo mostra hoje como aderir ao “eco-grafite” – uma técnica que ganhou repercussão após a divulgação do trabalho da artista plástica Anna Garforth. Com poucos materiais, é possível aplicar o verde no concreto das cidades.
Há variações na receita do grafite ecológico e o portal Atitude Sustentável reuniu duas delas. Veja abaixo como prepará-las.
Receita da Zupi Mag
- 3 chumaços de musgo
- 700 ml de água morna
- 2 colheres de gel hidroretentor (encontrado em lojas de plantas)
- 1 colher de suco de limão ou vinagre branco
- 1 xícara de leite
O musgo deve ser esfarelado e jogado na água. Em seguida, adicione o gel hidroretentor para plantio. Em outro recipiente, misture o suco de limão ou vinagre com o leite. Deixe a mistura descansar por dez minutos.
Após esse tempo, misture todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar com a consistência de um mingau. Feito isso, basta colocar a substância em um balde e utilizar na madeira ou concreto áspero. Para conservar, umedeça semanalmente.
Receita do Casinha pra viver
- 5 punhados de musgo limpo
- 1 lata de cerveja
- 1 colher de açúcar
- 1/2 copo de iogurte natural ou 1/2 copo de soro de leite coalhado
- Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador até que fique com uma consistência cremosa. Em seguida, transfira a substância para um recipiente plástico.
Utilize estêncil para desenhar a imagem ou escrever a palavrada desejada. O blog ressalta que esse tipo de arte precisa ser cuidada. Regue o musgo, frequentemente, com água e fertilizante para gramados.
O grafite “verde” substitui spray e outras tintas tóxicas. Veja aqui, o interessante trabalho Anna Garforth, que leva um pouco verde para velhos prédios abandonados.
Fonte: CicloVivo