20.3 C
Araçatuba
segunda-feira, junho 27, 2022

Como evitar acidentes com o gás de cozinha

O botijão de gás está presente em milhares de lares brasileiros. Sua penetração é de 100% em todo o território nacional, e, até 2011, ele era o combustível utilizado por 95% da população do país, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo (Sindigás). Seu uso é seguro, mas alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a maior parte dos acidentes com gás de cozinha é ocasionada por erros no manuseio do botijão ou por descuidos durante o uso.

Uso seguro do gás GLP

É importante ter em mente que o manuseio dos botijões de gás GLP deve ser feito com muito cuidado. Ao receber o vasilhame, evite quedas ou pancadas que possam danificar o material externo e ocasionar vazamentos.

O armazenamento deve ser feito em locais bem ventilados, limpos, e protegidos contra chuva, sol, ventos fortes, e longe de outras fontes de calor. Recomenda-se que o botijão seja instalado na parte externa da residência, em local coberto. Jamais coloque-o dentro de armários ou outros compartimentos que o deixem confinado.

Caso seja necessário posicionar o botijão na parte interna da residência, mantenha-o longe do fogão, e instale preferencialmente em locais como área de serviço ou lavanderia, com bastante ventilação.

A cada troca faça o teste do vazamento, que é simples e previne uma série de problemas. Basta passar espuma de sabão neutro sobre a válvula e verificar se surgem bolhas de ar. Caso apareçam, significa que há vazamento. Repita o processo de colocação da válvula e, em seguida, o teste. Caso persista, solicite a troca imediata do vasilhame. Jamais tente vedar vazamentos com fitas adesivas ou sabão em pedra.

Fique atento à validade dos acessórios como mangueira e válvula. Eles possuem vida útil de 5 anos, e precisam ser trocados após esse período.

Mantenha o botijão afastado de materiais inflamáveis, como álcool, querosene, inseticidas, sprays aromatizadores de ambiente, entre outros.

Caso ocorra vazamento, que é possível de ser detectado pelo cheiro, não acenda as luzes, nem ligue qualquer aparelho eletrônico na tomada. Abra todas as janelas da casa e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193).

Da Redação

Ultimas Noticias